Donald Trump promete amparar insurrectos do 6 de janeiro no "primeiro dia"

Dec 8, 2024 at 3:48 PM
Na primeira entrevista de jornalismo em que se sentou desde a vitória na segunda presidência na eleição de novembro, Donald Trump renovou suas promessas de indultar seus apoiadores envolvidos no ataque ao Capitólio dos EUA em 2021. Ele também reforçou suas promessas de massas de deportações e tarifas na conversa com o apresentador do "Meet the Press" da NBC, Kristen Welker - o último dos quais ele reconheceu que poderia fazer com que os americanos pagassem mais após levar as queixas dos eleitores sobre preços mais altos de volta à Casa Branca ao custo da vice-presidente Kamala Harris.

Trump e suas Promessas Controversas após Segunda Mandato

Promessas de Indulto

Trump afirmou que haveria algumas exceções aos seus indultos sobre um ataque ao Capitólio que tinha como objetivo mantê-lo no escritório oval após perder a eleição presidencial de 2020 para Joe Biden - e que estava ligado a vários mortes, incluindo os suicídios de oficiais da polícia traumatizados. Ele se referiu a afirmações anteriormente desmentidas de policiales contra Trump infiltrando as fileiras de seus apoiadores e agitando o ataque.Em uma entrevista, Trump disse que "eles não tinham escolha". Ele também afirmou que indivíduos foram pressionados a aceitar confissões. "Seus vidas inteiras foram destruídas," disse Trump, que criticou a última pardão do presidente em curso de seu filho, Hunter Biden, por falsificação de documentos sobre a posse de armas e evasão fiscal. "Eles foram destruídos."

Plano de Tarifas

Em outras partes da entrevista de domingo, Trump reafirmou seus planos de impor tarifas sobre importações de alguns de seus principais parceiros comerciais. Ele disse que não poderia garantir que as famílias americanas não pagariam mais como resultado do seu plano.Ele também reforçou seu recusa em admitir que Biden o derrotou justamente na eleição de 2020, afirmando que venceu em novembro contra Harris porque a disputa "era muito grande para ser fraudada".

Plano de Deportações

Ao falar sobre seus planos de massas de deportações, Welker perguntou a Trump sobre famílias com status migratório misto. Trump sugere que imigrantes legalmente residentes nos EUA estavam em risco se tivessem membros da família vivendo no país sem permissão."Eu não quero quebrar famílias, então a única maneira de não quebrar a família é mantê-los juntos e você tem que os enviar todos de volta," disse Trump.Ele afirmou ter algum apoio para trabalhar com os democratas para proteger os sonhos, ou pessoas que vivem nos EUA há anos depois de serem trazidas para o país como crianças sem documentos. Mas, como já fez antes, ele prometeu trabalhar para acabar com a cidadania por nascimento e disse que consideraria promover a emenda à Constituição americana para isso."Precisamos terminá-lo," disse Trump.Mais de 1.250 pessoas foram convictas ou pleitearam culpabilidade no ataque ao Capitólio de 1 de janeiro. E pelo menos 645 pessoas foram condenadas a passar algum tempo na prisão, variando de alguns dias a 22 anos.Durante o julgamento no fim de semana passado, Philip Sean Grillo, de Nova York, um dos atacantes ao Capitólio, brincou com o juiz federal presidindo seu caso, dizendo: "Trump vai me indultar de qualquer jeito." Grillo recebeu uma sentença de um ano de prisão e foi ordenado a ser levado em custódia imediatamente.Outro dos atacantes convictos, Edward Kelley, do Tennessee, foi declarado culpado em julgamento em novembro de conspiração para matar funcionários federais. Os jurados determinaram que ele desenvolveu uma lista de funcionários que queria matar por investigá-lo em conexão com o ataque ao Capitólio.