Notre-Dame Realiza Primeira Missa Pública Após Anos: "O Fogo Não Conquistou o Pedraço"

Dec 8, 2024 at 11:26 PM
O domingo foi a primeira oportunidade para os adoradores retornarem ao catedral, amado tanto pelos fiéis quanto pelos laicos, desde o incêndio de 2019 que o devastou. Muitos parisinos podem te contar exatamente o que estavam fazendo quando ouviram que a Notre-Dame estava queimando há cinco anos. Muitos deles correram instinctivamente em direção ao prédio e se alinharam ao longo do rio Seine para assistir com horror enquanto as chamas devoravam o antigo telhado de chumbo, fazendo cair a antiga coluna de madeira do século 19, perforando buracos nas vozes e queimando as bancadas abaixo. Alguns se ajoelharam e rezaram, mas o catedral não é apenas um santuário para os fiéis. Nem, apesar de receber milhões de visitantes por ano, é apenas um atrativo turístico. A Notre-Dame, como testemunharam as multidões de parisinos aflitos nesse dia de abril de 2019, é o coração da sua cidade, parte da essência da sua identidade e parte deles.

Declaração do Rector

"Depois de cinco anos de sua destruição, aqui ele se erige novamente, pronto para receber as orações dos fiéis, para receber o coração, o grito do coração de todos aqueles que vêm aqui de todo o mundo", declarou o Mgr. Olivier Ribadeau Dumas, reitor do catedral, nas suas primeiras palavras. "O fogo não conquistou a pedra, o desespero não conquistou a vida."

Reação dos Adoradores

Os adoradores voltaram ao catedral na noite de domingo, enquanto era celebrada a sua primeira missa regular abaixo das altas arcos de pedra - os antigos indistinguíveis dos novos. Os lugares para a missa estavam em grande demanda. Dmitry Kostyukov para The New York Times. Muitos fiéis se sentiam felizes em poder voltar a orar na igreja que é tão importante para eles. Eles se lembram da importância da Notre-Dame na vida da cidade e na identidade da população. Eles sabem que a igreja é mais do que um lugar de culto; é um símbolo da cidade e da sua história.

Importância da Notre-Dame

A Notre-Dame não é apenas uma igreja religiosa, mas também um importante monumento histórico e cultural. Ela representa a herança da cidade e da nação. É um lugar onde se pode sentir a presença da história e da cultura. Muitos turistas vêm para visitar a Notre-Dame e apreciar sua beleza e sua importância. Eles são impressionados pela arquitetura antiga e pela história que está escondida dentro das paredes. A Notre-Dame é um lugar onde se pode se conectar com a história e com a cultura da França.