Footage mostra pessoas saindo de prisões notórias do Assad

Dec 8, 2024 at 10:14 PM
No decorrer da guerra civil que começou em 2011 na Síria, as forças governamentais mantiveram centenas de milhares de pessoas em campos de detenção, onde grupos de direitos humanos afirmam que a tortura era comum. No entanto, recentemente, imagens mostram prisioneiros sendo libertos da prisão notória de Saydnaya, incluindo um pequeno filho sendo mantido com sua mãe, após que rebeldes tomaram o controle do país.

"A liberdade dos prisioneiros: Um fecho na era de tortura na Síria"

Liberação dos prisioneiros e a chegada da liberdade

Vídeos comprovados pela AFP mostraram sírios correndo para ver se seus parentes estavam entre os liberados da prisão de Saydnaya, onde milhares de apoiadores da oposição são ditos terem sido torturados e executados sob o regime de Assad. Além disso, vídeo citado pela Reuters mostrou rebeldes atirando a fechadura da porta da prisão de Saydnaya e usando mais tiros para abrir portas fechadas que levam às células. Homens derramaram-se nas corridores. Outros vídeos, que a agência de notícias Reuters diz terem sido tirados nas ruas de Damasco, parecem mostrar prisioneiros recentemente libertos correndo pela rua. Um deles perguntou a um passageiro o que aconteceu. "Tiramos o regime", responderam, evocando um riso animado do ex-prisioneiro.

Esses momentos são significativos, pois representam a chegada da liberdade após anos de tortura e opressão sob o regime de Assad. As imagens desses prisioneiros emergindo da escuridão que os cercava por décadas serão uma das imagens definidoras da queda da dinastia de Assad.

O que os prisioneiros passaram por

Um dos sobreviventes da tortura na prisão de Saydnaya, Omar al-Shogre, contou para a BBC na domingo sobre o que sofreu durante três anos de incarceração como adolescente. "Eu sei o sofrimento, eu sei a solidão e também a desesperança que você sente porque o mundo deixou você sofrer e não fez nada a respeito", ele disse. "Eles fizeram meu primo, quem eu amava muito, me torturar e me fizeram torturar ele. Caso contrário, ambos seríamos executados." Essa história é uma das muitas que demonstram a crueldade e a barbaridade que ocorreu na prisão de Saydnaya.

Na prisão de Saydnaya, a tortura, o ataque sexual e a execução em massa foram a sorte de milhares. Muitos nunca mais reapareceram, e suas famílias muitas vezes não sabiam por muitos anos se estavam vivos ou mortos. Esses fatos são uma testemunha da horrorosa realidade que existia na prisão durante a era de Assad.

O impacto da guerra civil e a liberdade dos prisioneiros

A guerra civil na Síria teve um impacto profundo na sociedade e na vida das pessoas. Muitos foram submetidos a tortura e detenção sem justiça. No entanto, com a chegada dos rebeldes e a liberação dos prisioneiros, começou a se ver uma mudança. Esses prisioneiros, que passaram por tanto sofrimento, agora estão livres e podem voltar a suas vidas. Isso representa uma esperança para a sociedade síria, que estava presa na escuridão da guerra e da tortura.

A liberdade dos prisioneiros também é um fecho na era de tortura da Síria. Após anos de opressão, as pessoas agora podem respirar livremente e começar a reconstruir sua vida. Essa liberdade é um passo importante na direção do progresso e da reconciliação na Síria.