A Unidos da Tijuca vai apresentar na Marques de Sapucaí o enredo “O Conto de Fados”, com a proposta de levar o público a uma viagem a Portugal pelos diversos aspectos da história do país como fábulas, mistérios e lendas populares. Depois de dois anos produzindo enredos com uma pegada mais política, o carnavalesco Alexandre Louzada chega na Tijuca para fazer um desfile com a narrativa apoiada na mais tradicional música portuguesa, o fado.
Passando pelas glórias e mistérios de Portugal, o enredo recupera a história através de um olhar lúdico, contando fatos desconhecidos pela maioria das pessoas.
O carnavalesco Alexandre Louzada conta que a apresentação quer mostrar também a herança cultural que o Brasil recebeu de Portugal, como os doces típicos e as festas portuguesas.
O desfile ainda vai abordar a aparição de Nossa Senhora de Fátima e traçar um paralelo entre os grandes poetas portugueses e os poetas do samba da Unidos da Tijuca. A velha-guarda da escola terá um papel de destaque no início como os Orfeus, que serão os narradores deste conto.
A Unidos da Tijuca é a quinta escola a entrar na Sapucaí no domingo de carnaval.