
Outra novidade é a inclusão de ações de acessibilidade em todas as categorias, em conformidade com a Lei de Acessibilidade. Além disso, o edital inclui uma linha de projetos voltados para a arte urbana, com foco no grafite. A programação selecionada atenderá todas as 22 unidades do Sesc RJ, incluindo hotéis, salas de teatro, auditórios e espaços abertos dentro e fora das unidades da instituição.
Os proponentes podem inscrever até três projetos, mas apenas um por categoria será selecionado. A seleção é aberta a projetos de todo o país, submetidos por empresas legalmente constituídas e microempreendedores individuais. Os projetos selecionados serão desenvolvidos a partir de março de 2025, e os contemplados serão divulgados em 30 de agosto.
O Edital de Cultura Pulsar foi criado em 2021 para reativar o setor cultural após o impacto da pandemia de covid-19. Na última edição, em 2023, o Sesc RJ recebeu um recorde de 4.153 projetos de 23 estados. A expectativa para este ano é receber ainda mais projetos e contemplar um número maior deles, proporcionando ao público fluminense experiências artísticas de todo o Brasil. Desde a primeira edição, o número de atrações cresceu 125%, alcançando mais de 1 milhão de pessoas em 20 unidades do Sesc RJ e em diversos espaços escolares e urbanos. O presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, destaca que o edital Pulsar reafirma a política de incentivo à cultura do Sesc RJ e é aprimorado a cada ano para atender aos anseios do setor e do público espectador. A expectativa é oferecer uma programação cada vez mais plural e relevante para a população fluminense.
