No Cetea, pais aprendem atividades pedagógicas divertidas às férias dos filhos assistidos

Jul 17, 2024 at 12:00 PM
Single Slide

Férias Escolares: Oportunidade para Desenvolvimento Infantil

Com o fim das aulas se aproximando, o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), gerenciado pelo Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) em Belém, oferece dicas valiosas para os pais aproveitarem as férias escolares de forma produtiva e divertida. Através de terapias e orientações, o Cetea incentiva a realização de atividades lúdicas e pedagógicas que contribuem para o desenvolvimento cognitivo, criativo e social das crianças, preparando-as para o retorno às aulas no segundo semestre.

Aproveite as Férias para Estimular o Crescimento dos Seus Filhos

Atividades Lúdicas e Pedagógicas

Durante as terapias realizadas no Cetea neste mês de julho, os profissionais repassaram diversas dicas aos pais e acompanhantes sobre atividades que podem ser desenvolvidas em casa. O psicólogo Greg Cardoso enfatiza a importância de criar momentos de recreação e descanso, mas também de trabalhar a aquisição e manutenção de habilidades. Atividades como pintura, jogos de perguntas e respostas, e a construção de histórias com personagens, cenários e contextos, são exemplos de tarefas que estimulam a criatividade, o raciocínio e o desenvolvimento de vínculos familiares.Segundo Cardoso, essas atividades permitem um aprendizado espontâneo, fora do ambiente escolar, e contribuem para que a criança ou adolescente adquira habilidades de narração, expressão de sentimentos e conclusão de etapas. Além disso, quando as aulas retornarem, eles terão mais facilidade em relatar as atividades realizadas na escola e compartilhar suas experiências.

Atenção e Carinho

A mãe Leidiane Rodrigues, de 41 anos, é um exemplo de como as orientações do Cetea podem ser aplicadas em casa. Ela decidiu não viajar nas férias deste ano e, durante a semana, aproveitou as terapias da filha Gretta Maria, de 5 anos, para desenvolver atividades pedagógicas em casa. Leidiane destaca a importância de dedicar um "tempinho" de qualidade para brincar e interagir com a criança, utilizando materiais como lápis de cor, tinta guache e massinha.Leidiane ressalta que esse tempo de qualidade é fundamental para as mães atípicas, pois permite respeitar o ritmo e as necessidades de seus filhos, além de fortalecer os vínculos familiares. Ela aprendeu essa lição no CIIR e agora aplica em casa, garantindo que as férias sejam um período de diversão, aprendizado e fortalecimento dos laços afetivos.

Acesso aos Serviços do Cetea

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Cetea, que funciona na Rua Presidente Pernambuco, nº489, no bairro de Batista Campos, oferece serviços de terapia e orientação para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).O acesso aos serviços do Cetea é feito por meio de encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS), acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez, encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual.Mais informações sobre o CIIR e o Cetea podem ser obtidas pelos telefones (91) 4042-2157/ 58 / 59.