Propor a década perdida da tecnologia como uma aposta na diversificação

Feb 22, 2024 at 6:51 PM

PROPOR A DÉCADA PERDIDA DA TECH COMO UMA PROPOSTA DE DIVERSIFICAÇÃO

Os investidores de Wall Street comemoraram na quinta-feira um relatório e perspectivas otimistas da queridinha dos chips Nvidia NVDA, fazendo com que essas ações disparassem e se acumulassem com entusiasmo no setor de tecnologia mais amplo. Mas nem todo mundo tem estado tão entusiasmado com a recente excitação em torno das ações de tecnologia.

Antes da Nvidia informar na quarta-feira Richard Bernstein Advisors(RBA) já tinha publicado uma nota de investigação traçando paralelos entre o actual “ambiente especulativo” e a bolha tecnológica de 1999/2000.

“Todas as bolhas eventualmente rebentaram, e o rebentamento da bolha tecnológica levou à chamada década perdida nas ações, durante a qual o S&P 500 proporcionou retornos negativos durante uma década”, escreveram.

A pesquisa destaca preocupações sobre uma liderança estreita e dispersões massivas de avaliação e diz que os investidores estão “evitando a diversificação para assumir riscos impulsivos de carteira quase recorde”.

Em particular, a equipa de investigação da RBA aponta para o foco dos investidores no grupo líder de mercado “Magnificent 7”. Eles listam Alphabet GOOG, Nvidia NVDA, Tesla TSLA, Microsoft MSFT, Apple AAPL, Amazon.com AMZN e Meta .

Eles argumentam que “nenhuma teoria financeira sólida aconselha que sete ações constituam uma carteira bem diversificada como núcleo para a construção de riqueza”.

Neste momento, os investidores estão entusiasmados com a forte procura de tecnologia relacionada com o crescimento da inteligência artificial e ainda a beneficiar da “liquidez relacionada com a pandemia”. A pesquisa também fala sobre uma bolha nas criptomoedas.

Em 1999/2000, tanto o entusiasmo dos investidores com a promessa da Internet como a liquidez do banco central ajudaram a formar a bolha tecnológica, que, claro, rebentou com um grande estouro.

Naquela altura, havia também uma liderança muito estreita, com desempenho superior em sectores considerados parte da “nova economia”, que beneficiariam da Internet. Entretanto, as ações mais tradicionais da “velha economia” registaram um desempenho significativamente inferior.

Eles observam que de 31 de dezembro de 1999 a 31 de dezembro de 2009, o S&P 500 retornou -1% ao ano, enquanto o Nasdaq retornou -5%/ano e o NASDAQ 100 retornou -6%/ano.

“Na verdade, se alguém tivesse comprado a Nasdaq no auge da bolha tecnológica em março de 2000, levaria quase 14 anos para simplesmente atingir o ponto de equilíbrio!” eles escreveram.

E alertam que mesmo as ações a recuperar mais rapidamente – entre as 6 maiores empresas tecnológicas da época – ainda demoraram 7 anos para registar novamente retornos positivos.

A investigação admite que alguns dos 7 Magníficos têm de facto um forte crescimento fundamental. Mas alertam que não é uniforme dentro dos 7 “nem é único em relação às perspectivas de crescimento de muitas empresas não-magníficas dos 7”.

Tendo isto em mente, argumentam que “a diversificação é a chave para evitar mais uma década perdida”.

“Os investidores devem considerar o que estão perdendo com sua miopia do Magnificent 7”, escrevem.

Mas com o setor tecnológico a subir quase 4% na quinta-feira, face ao ganho de 2,7% do Nasdaq e ao ganho de 1,9% do S&P 500, não ficou claro se muitos investidores ainda estão prontos para ouvir este conselho.

(Sinéad Carew)

*****

PARA AS POSTAS DE MERCADOS AO VIVO ANTES DE QUINTA-FEIRA:

DEPOIS DA NVIDIA, CRESCIMENTO DOS LUCROS DOS EUA NO 4º trimestre de 2023 AGORA VISTO EM 10% – CLIQUE AQUI (link)

RODADA DE DADOS DE QUINTA-FEIRA: SOLICITAÇÕES DE AUXÍLIO, VENDAS DE CASAS, FLASH PMI – CLIQUE AQUI (link)

WALL STREET COMEÇA COM NVIDIA AO VOLANTE – CLIQUE AQUI (link)

VALOR DO CRESCIMENTO, MAS OS operadores OLHARAM RENDIMENTOS AUMENTOS – CLIQUE AQUI (link)

BOAS NOTÍCIAS PARA NOMES DE LUXO: ANO NOVO LUNAR “MELHOR QUE O MEDO” – CLIQUE AQUI (link)

TIROS VERDES NO PMIS DA ZONA EURO – CLIQUE AQUI (link)

OTIMISMO TECNOLOGIA LEVA STOXX A RECORDAR APÓS OS RESULTADOS DA NVIDIA – CLIQUE AQUI (link)

EUROPA PREPARADA PARA SEGUIR OS MERCADOS ASIÁTICOS MAIS ALTOS À MEDIDA QUE A NVIDIA Surge – CLIQUE AQUI (link)

NVIDIA AJUDA NIKKEI NA LINHA DE FINALIZAÇÃO – CLIQUE AQUI (link)