Prefeito diz que ter filhos com autismo é “infelicidade”. Veja vídeo

Jul 10, 2024 at 4:53 PM
Single Slide

Prefeito de Pombal Causa Polêmica ao Descrever Autismo como "Infelicidade"

O prefeito da cidade de Pombal, na Paraíba, Dr. Verissinho, do partido Republicanos, causou indignação ao descrever ter um filho com Transtorno do Espectro Autista (TEA) como uma "infelicidade". Suas declarações durante uma coletiva de imprensa viralizaram nas redes sociais e geraram reações negativas de ativistas e defensores dos direitos das pessoas com deficiência.

Declarações Controversas Sobre Autismo Geram Revolta

Prefeito Justifica Aumento de Contratações para Atender Alunos com Autismo

Durante a coletiva de imprensa, o prefeito Dr. Verissinho afirmou que estava "ajudando as pessoas que têm a infelicidade de terem filho com transtorno a procurarem as escola do município, os neuropediatras de Sousa (PB) estão orientando os pais e mães de Pombal para procurarem a escola do município porque tem cuidador, tem psicopedagogo...". Essa declaração foi feita ao justificar o aumento nas contratações de profissionais para atender alunos com TEA nas escolas do município.O prefeito também afirmou que muitos pais que "têm filhos com transtorno" estão tirando as crianças de escolas particulares e as transferindo para estabelecimentos de ensino do município. Essas declarações foram feitas durante a coletiva de imprensa, quando o gestor respondia sobre a realização de um concurso público no município.

Movimento Orgulho Autista Brasil Repudia Fala do Prefeito

O Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB) publicou uma nota nas redes sociais repudiando veementemente as declarações do prefeito. O movimento afirmou que "Tal fala é profundamente ofensiva, capacitista e demonstra um total desconhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)".Segundo o MOAB, "Declarações como a do Prefeito Dr. Verissinho reforçam estigmas e preconceitos que lutamos diariamente para combater. Essas falas vão de encontro aos princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Lei nº 12.764/2012 (Lei Berenice Piana), que asseguram a dignidade, igualdade e inclusão das pessoas com deficiência".

Prefeitura de Pombal Não Se Pronuncia Sobre o Caso

O Metrópoles tentou contato com o prefeito Dr. Verissinho e com a Prefeitura de Pombal, mas não houve retorno até o momento. O espaço segue aberto para que a administração municipal possa se manifestar sobre o caso e esclarecer as declarações do prefeito.