A NVIDIA, empresa de semicondutores, divulgou seus resultados ontem e, pela 5ª vez consecutiva, superou as expectativas com um faturamento de U$ 20 bilhões e um lucro líquido reportado de US$ 12,28 bilhões.
Um absurdo de resultado.
Apenas para título de comparação: esse lucro trimestral é maior que o lucro anual de Itaú Unibanco; Bradesco e Banco do Brasil somados.
Agora, para você que estava perdido em algum sono profundo, a NVIDIA tornou-se a terceira maior empresa do mundo em valor de mercado no último mês.
Sua explosão de valor de mercado está atrelada diretamente à curva exponencial da inteligência artificial.
Basicamente, estamos na “corrida do ouro” da inteligência artificial e ela é a empresa que vende as pás e picaretas nessa corrida.
Vale destacar que a NVIDIA está longe de ser uma empresa nova. Em seus 30 anos de existência, sempre esteve por aí fazendo GPUs referência principalmente para o mercado de games.
Teve um primeiro boom com o processamento de criptomoedas, mas desde que a IA despontou como a revolução do século XXI, seu faturamento e valor de mercado entraram em curva exponencial.
Por mais que muitos ainda acreditem no efeito bolha, o boom da inteligência artificial é muito mais do que apenas uma moda do mercado de ações, mas sim a aposta mais importante das corporações em todo o mundo neste momento.