Alimentos proibidos para pets!

Sep 26, 2024 at 12:35 AM

Alimentos Perigosos: Proteja a Saúde do Seu Melhor Amigo

Cães e gatos precisam de uma alimentação balanceada em nutrientes, carboidratos e vitaminas para manter a saúde e crescer fortes e saudáveis. No entanto, muitos tutores acabam adicionando alimentos na rotina dos animais que pouco acrescentam na saúde nutricional ou que podem até mesmo deixá-los doentes. Portanto, é fundamental saber quais alimentos o seu melhor amigo pode consumir e como organizar as refeições para evitar doenças e preservar o bem-estar.

Proteja seu pet de alimentos prejudiciais

Temperos e Alimentos Tóxicos

É muito comum que os bichinhos fiquem observando seus tutores durante as refeições, pedindo por comida. Porém, esse costume pode ser muito prejudicial para a saúde do animal. Existem temperos e tipos de alimentos que podem causar intoxicação e até mesmo levar o pet à óbito. A cebola, por exemplo, é tóxica para os pets.

Alergias Alimentares

Além de causarem um quadro inflamatório, há alimentos que provocam alergias nos pets. Alguns animais têm predisposição à alergia alimentar, mas devido ao hábito dos tutores de compartilhar comida, essas alergias não são notadas. Os doces estão entre os alimentos proibidos, pois o alto teor de açúcares pode causar obesidade. O chocolate, em particular, contém teobromina, uma substância tóxica que pode causar vômito, diarreia, desidratação e até mesmo convulsões.

Carnes e Ossos Perigosos

Muitos tutores acreditam que os cachorros podem comer qualquer tipo de carne sem problemas. No entanto, a carne de churrasco, por exemplo, é muito gordurosa e pode causar intoxicação no animal, provocando vômitos e diarreia. Além disso, os ossos também podem ser perigosos, pois podem se quebrar e causar ferimentos internos.

Frutas Tóxicas

Os petiscos, sempre usados para agradar os animais de estimação, também demandam atenção dos tutores na hora da escolha. Algumas frutas, como as uvas, são tóxicas para os pets. Por outro lado, existem opções saudáveis, como a banana, a maçã e a cenoura, que podem ser oferecidas como petiscos naturais.

A Ração Ideal

Muitas pessoas acreditam que apenas ração e água não são suficientes para que os pets tenham saúde e longevidade. No entanto, a ração é um alimento completo, desenvolvido para suprir todas as necessidades vitamínicas, proteicas e de carboidratos dos animais. Escolher a ração mais adequada de acordo com o porte e idade do seu pet faz toda a diferença para uma alimentação balanceada.

Rotina Alimentar Saudável

Além da alimentação, o cuidado com o pet também envolve hábitos diários, como o estabelecimento de horários para as refeições e a entrega de quantidade ideal de comida. É importante seguir as indicações de quantidade na embalagem da ração para prevenir a obesidade e não deixar ração à vontade a qualquer momento. Manter uma rotina diária evita que os pets se sintam ansiosos e ajuda a entender os momentos de cada parte do dia.