
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, está com inscrições abertas para o
Aprimora
, programa inédito de aprimoramento artístico destinado aos agentes culturais do município, com oficinas e cursos livres (
inscreva-se aqui
). O lançamento do programa será nesta segunda-feira, 19, às 19h30, no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), com uma aula do diretor de arte da Rede Globo, Luciano Sabino, de forma online. O programa é gratuito, viabilizado por meio de repasse da Lei Paulo Gustavo.
A primeira edição do ?
Aprimora
segue até o dia 7 de abril. Serão 18 encontros realizados no CAC e no Teatro Barracão. Ao todo, são cerca de 500 vagas para oficinas e cursos livres sobre literatura, audiovisual, culturas populares, patrimônio cultural e espaços culturais (confira abaixo a programação). Os encontros serão presenciais e, em alguns casos, os instrutores irão ministrar o curso de forma online.
“O
Aprimora
vai proporcionar um diálogo direto do setor cultural da nossa cidade com variadas expressões culturais do nosso país. “A formação e capacitação é importante para fortalecer o setor cultural de Maringá”, afirma o prefeito Ulisses Maia.
Esse é o primeiro projeto financiado por meio dos recursos da Lei Paulo Gustavo, criada pelo Governo Federal para fomento à cultura. O investimento foi de R$ 150 mil. O programa também cumpre metas estabelecidas no Plano Municipal de Cultura, com capacitações e formações contínuas dos fazedores culturais do município.
De acordo com o secretário da Cultura, Victor Simião, com o
Aprimora
, os agentes culturais de Maringá “terão encontros para estimular o desenvolvimento de competências artísticas, a adaptação às mudanças e a ampliação dos horizontes criativos, além de proporcionar a valorização profissional e a contribuição social. É um projeto que aproxima ainda mais o poder público da classe artística”, destaca.
Confira a programação das oficinas e cursos do ?Aprimora?:
