A Nasa está à procura de quatro pessoas para passar um ano em um ambiente que simula a vida em Marte. E, claro, está disposta a pagar por isso. Mas a oferta não é para qualquer um. É preciso ter alguma graduação na área de Ciências e dois anos de experiência nela ou 1 mil horas de voo. É necessário ainda ter entre 30 e 55 anos, ser cidadão americano ou residente permanente nos Estados Unidos, falar inglês com proficiência e não ser fumante.
“Os interessados devem ter um forte desejo por aventuras recompensadoras e interesse em contribuir com o trabalho da Nasa para preparar a primeira viagem de seres humanos a Marte”, afirmou em comunicado a agência espacial.
A Nasa está realizando uma série de missões simuladas de um ano, nas quais voluntários que saberiam como atuar como astronautas no espaço vivem em uma casa impressa em 3D, em Houston, no Texas.
O ambiente de 158 metros quadrados, batizado de Mars Dune Alpha, imita o habitat que a Nasa planeja construir um dia em Marte para abrigar astronautas.
O primeiro grupo de quatro pessoas a morar na casa 3D está lá desde julho do ano passado. A equipe desempenha atividades como plantar vegetais, supervisionar experimentos científicos como os feitos na Estação Espacial Internacional, seguir um rígido cronograma de exercícios e simular caminhadas em Marte.
Agora, a agência espacial procura interessados em participar da segunda missão na casa, prevista para começar no outono de 2025.
Profissionais com alergias alimentares, restrições de dieta e distúrbios gastrointestinais não se qualificam para a vaga, segundo a Nasa. O uso de remédios para dormir ou afinar o sangue também não é aceito.
O salário para tal vaga? Segundo a agência espacial, é “consistente com a compensação paga a outras pessoas participando de missões análogas”. A Nasa não deu mais detalhes sobre a remuneração.