Programação de Fevereiro

Feb 2, 2024 at 6:26 PM

Destaque: Denise Diniz – Eu vim da Bahia cantar – Música Carnaval – Mulheres

Valdeir Bochecha – Da Bossa ao Samba

O show retrata a cidade e toda sua cultura através das letras e melodias, entre bossas e sambas, presentes em uma das maiores metrópoles da américa latina, São Paulo.
O artista traz canções com arranjos produzidos para a apresentação, como a canção Vila Esperança, que retrata o Carnaval da Vila Esperança, na Zona Leste, era o mais popular e concorrido da capital nos idos do século 20, Abrigo de Vagabundo, Morro da casa verde, Triste madrugada e Saudades da Amélia que compõem o repertório instrumentado pelo Violão de 6 cordas de Valdeir Bochecha.
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 01/02 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Fera Neném – Carnaval do Fera Nenem – Música
A banda Fera Neném surge com um repertório autoral que desenvolve a imaginação e valoriza um universo infantil livre. O espetáculo é indicado para crianças de zero a cem anos. O Fera Neném é um quarteto de baby rock, formado em baixo, bateria, guitarra e quatro vozes. A banda tem influência de diversos gêneros musicais como rock’n’roll e reggae, além de baião, fado, Pop e marchinhas de carnaval.
Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 03/02 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Círculo Mágico Cia Troupe – Artes Cênicas – Intervenção artística – Férias
O espetáculo utiliza reprises clássicas do circo tradicional brasileiro. Com um cortejo de chamamento, o círculo é criado para envolver a plateia e a magia fluir no ar. Trazendo de volta o humor puro e infantil, típicos de circos mambembes. Através de reprises de palhaços, magia cômica, fogo, malabares, monociclos, perna de pau, acrobacias, música, trechos da literatura brasileira infantil, além de irreverência e muito humor. Em um espetáculo de circo itinerante feito para toda a família.

Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 03/02 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Vila Arte do Brincar – Pintura facial para crianças – Artes Integradas/ Multilinguagens – Primeira infância

Um espetáculo com profissionais das artes cênicas e educadores, engajados em trazer valores de fruição e estímulos para o público infantil, em uma experiência rica e construtiva. Trabalhando sempre com diferentes idades, dando uma atenção especial ao desenvolvimento infanto-juvenil.
Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 03/02 das 11h às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Confete e Cupcake – Cia ArteEncanto Artes – Integradas/ Multilinguagens

A dupla de irmãos Confete e Cupcake está comprometida a levar alegria e diversão neste encontro repleto de entusiasmo, para trazer felicidade e compartilhar jogos e risos com crianças de todas as idades. Um convite às crianças se juntarem ao caminho da ludicidade e da comicidade, recheado de brincadeiras, danças, músicas, e muita interação.
Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 03/02 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Baile Pop Lgbtqia+ Bloquinho LGBTQIA+ Música – Pop LGBTQIA+
Uma conexão entre artistas e o público jovem, todos com suas vivências e bases na periferia, além da vertente Pop, acompanhado da discotecagem e trazendo grandes sucessos das divas e K-Pops, desde os anos 2000 até os dias atuais. Sucessos que inspiraram uma geração a se envolver com as músicas dançantes e atraentes, e a contar suas histórias através da música, e assim inspirar o público.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 03/02 às 18h. Livre. Grátis. 180 minutos.

Megatron Tik Tok – Folia Campo Limpo – Dança Axé

Uma abertura de Carnaval com robôs de Led dançantes, realizando suas performances mais tocadas no Tik Tok para o público em geral.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 03/02 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Mágico Lira – Circo – Alternativa Primeira Infância

Uma apresentação de mágica descontraída para todas as idades, alegre e divertida. Um espetáculo que conduz o espectador a um ponto, como holofote para prender a atenção do público, voltada a um único lugar, a “mágica”.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 03/02 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

A farsa do advogado Pedro – Companhia de vidas cênicas – Teatro
O espetáculo aborda as artimanhas e estratagemas de um advogado falido, dotado de astúcia, malícia e habilidades persuasivas, empregando tais atributos para ludibriar os habitantes de sua cidade.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 03/02 às 11h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Bolhas de Sabão Gigantes Ana Gira Sol – Artes Cênicas – Infantil
Primeira Infância Vamos juntos construir uma intervenção com Bolhas de Sabão Gigantes? Para isso, os artistas brincantes Ana Cristina Anjos e Jajá Batista irão conduzir o público a se movimentar no ritmo da música seguindo essa brincadeira antiga que sempre se transforma e encanta todos por onde passa.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 03/02 às 16h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

É só Vitória – Rica Silva – Música – Rap

“É só Vitória” é o novo espetáculo musical do rapper e instrumentista Rica Silveira, oriundo da Zona Leste de São Paulo, o artista ganhou grande destaque na cena Hip Hop da Baixada Santista. No repertório músicas do EP Low lançado durante o período de pandemia e as conhecidas “Zum Zum Zum”, “Todos nós somos”, “Estranhamente” e “Tudo que pode acontecer”, além de faixas inéditas que estarão presentes no EP intitulado Mid, com lançamento previsto para julho de 2024. Duração: 60 minutos
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 03/02 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Brincando Carnaval com Estandartes Bárbara Pacini e Nathalia Bevilacqua – Música Infantil

“Vivência lúdica e interativa sobre o carnaval através da confecção de estandartes e cortejo musical aberto à participação do público”
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 03/02 às 15h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Pequeno Panorama do Samba – Coletivo Pindorama
Em o “Pequeno Panorama do Samba”, o trio Giorgio, Giulio e Bea, contam a história do gênero musical popular mais famoso desse país: o samba! Utilizando de grandes momentos da história dos nossos compositores brasileiros e muita música ao vivo tocada e cantada pelo grupo.
Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 03/02 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

CRESP0 – Música
Nascido e criado em Itaquera, na Zona Leste, Crespo faz da sua arte um convite aos seus impulsos e reflexões, mostrando em suas composições e essência sua flexibilidade e resiliência para contornar as adversidades.
Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 03/02 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Senssimila – Música – Hip Hop
Senssimilla é uma rapper que traz em sua música um convite à ação, com uma mensagem de inspiração a todos enfrentarem seus desafios com coragem e acreditarem em seu potencial. Ativista comprometida, usa sua voz para promover a mudança social e o empoderamento das mulheres.
A artista busca ser inspiração para fazer a diferença através da música no Hip Hop, dando voz e trazendo um convite a uma jornada através das rimas e histórias da artista. Sua música é um reflexo da vida nas ruas, uma celebração a resiliência da comunidade e uma lembrança de que, mesmo nas adversidades, a arte pode ser uma poderosa ferramenta de transformação.
Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 03/02 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Atitude Suspeita – Música – Hip Hop
O grupo de Rap Atitude suspeita tem a missão de dialogar com a periferia abordando temas como violência, drogas e respeito às mulheres, sempre visando trazer informação e consciência à população que vive nos bairros mais afastados e com índice de alta vulnerabilidade. Seu Rap e suas melodias trazem a influência da Old School no Hip Hop. Seu repertório traz letras inteligentes e produção musical de qualidade.
Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 03/02 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Criminal Rap – Música – Hip Hop
A apresentação do Criminal Rap trás para os palcos a experiência adquirida no decorrer dos anos, dentro da cultura Hip Hop, com a missão de dialogar com seu povo através do Rap nacional, suas instrumentais traz toda a influência do Gangsta Rap do início dos anos 90, gingado e apresentando letras inteligentes, garantiu ao grupo Criminal Rap um lugar de destaque e respeitado dentro do movimento Hip Hop, que através do seu repertório diversificado traz palavras de motivação e informação para a população que vive em situação de total vulnerabilidade.
Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 03/02 às 18h. Livre. Grátis. 180 minutos.

Micareta São Rafael Ximbalá – Música Axé
A banda nasceu na cidade de Itaquaquecetuba-SP, com 4 amigos de bairro, onde a partir de um sonho iniciaram alguns ensaios, quando tudo deu certo, logo de cara. O nome foi escolhido em um momento de descontração, ao ouvirem uma música de Maria Gadú intitulada como: “XIMBALAIÊ” e foi a partir daí que saiu a Ximbalá. Suas atividades tiveram início em abril de 2011, levando muita alegria com seus músicos/artistas ousados e brincalhões. A banda é conhecida por fazer micaretas fora de época, estimulando a referência do carnaval da Bahia pelas cidades de São Paulo e algumas cidades do interior de Minas Gerais.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 04/02 às 18h. Livre. Grátis. 180 minutos.

Ponto convida Ponto Produções Música – “Apresentação musical
Com artistas da cena independente, que atuam no subgênero do hip hop, como: Boom bap, Trap, Drill e Detroit, o coletivo Ponto Produções nasceu em agosto de 2022, com a intenção de ser referência no território para a cultura de rua Hip Hop. Em busca de fomentar a cultura na região e entorno, o coletivo se articula para produção de musicais e conteúdos audiovisuais contando com 5 Mcs e 2 produtores, que articulam todo processo musical e de comunicação além do network, tudo de forma independente.
Atualmente os MCs são, Bustani, MKS, Seve7n, MC Robert Sp e Tim Mc e na parte da Produção M3J no beat e Giovanna e Lacerda no audiovisual e design.
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 04/02 às 16h. 12 anos. Grátis. 90 minutos.

Arrastão de Maracatu com No Balanço das Águas – Culturas populares
Grupo de Maracatu No Balanço das Águas é um coletivo andreense, fundado em 2021, com um trabalho pautado no resgate e valorização da cultura popular brasileira e no trabalho de promoção da igualdade racial e das relações étnico-raciais. O grupo leva para a Casa de Cultura Raul Seixas um arrastão cheio de musicalidade, danças e cores para que ninguém fique parado.
Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 04/02 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Pequeno Panorama do Samba – Coletivo Pindorama
Em o “Pequeno Panorama do Samba”, o trio Giorgio, Giulio e Bea contam a história do gênero musical popular mais famoso desse país: o samba! Utilizando de grandes momentos da história de compositores brasileiros e muita música ao vivo, tocada e cantada pelo grupo.
Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 07/02 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

O Macaco e a Lua – Cia pé no asfalto – Artes Cênicas

Sarita Jurupoca e o João Pimentão são dois palhaços pescadores, ambos perdidos em alto mar. Em busca de comida, acabam pescando um livro e iniciam uma travessia imaginária até a África. Através da leitura da lenda: “O Macaco e a Lua”, de Guine? Bissau, entram em uma grande aventura e assim, descobrem a origem do tambor e suas raízes de matriz africana.
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 08/02 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Bloco dos Jatobazinhos – Bloco do Jatoba Música
O bloco do Jatobá traz uma apresentação pra lá de especial com elementos infantis interligados sobre a linguagem do folclore brasileiro e a cultura popular paulistana, através de elementos típicos do carnaval como: bonecões, artes circenses e charanga de sopro e percussão.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 08/02 às 11h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Baile Pop Lgbtqia+ – Bloquinho LGBTQIA+ – Música Pop LGBTQIA+

O Bloco Lgbtqia+ visa promover a conexão entre os artistas e o público jovem, todos com suas vivências e bases na periferia e na vertente Pop, acompanhado de discotecagem e trazendo grandes sucessos das divas e k-pops, desde os anos 2000 até os dias atuais. Com sucessos que inspiraram uma geração a se envolver com as músicas dançantes e atraentes e a contar suas histórias através da música de modo a inspirar o público.
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 09/02 às 18h. Livre. Grátis. 180 minutos.

Arteiros Produções – Carnafunk – Música Funk

Um bloquinho de funk com Mc’s, que busca trazer a realidade da juventude periférica, trazendo o gênero funk das antigas e atuais.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 10/02 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Zumba para todos – Juliana Cordeiro – Dança Mulheres
Juliana Cordeiro, profissional credenciada de dança Zumba®, traz técnicas para alcançar o bem estar, através da dança que explora um universo de possibilidades.
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 10/02 às 9h. Livre. Grátis. 120
minutos.

Bloco Afro Percussivo Filhas da Mãe África – Música Carnaval de rua – Mulheres

Uma apresentação musical estruturada e tocada por mulheres negras, que fazem parte deste projeto de ressignificação cultural e dos batuques dos povos das diásporas africanas.
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 10/02 às 17h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Eu vim da Bahia cantar – Denise Diniz – Música Carnaval – Mulheres
Denise Diniz apresenta um repertório inspirado no pagode baiano, febre dos anos 2000, trazendo a raiz do axé em tempos de carnaval.
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 10/02 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Maquiagem Artística Belém e Belém
Uma atividade artística e versátil, que possibilita a transformação da magia, do encantamento e da ludicidade, promovendo aprendizagens culturais, artísticas e sociais diferenciadas como: o bem-estar, a autoimagem e a auto estima, trabalhando emoções, sentimentos e dando leveza, prazer e diversão na atividade da realização da maquiagem artística.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 10/02 às 10h. Livre. Grátis. 120 minutos.

Tim Maia in concert – Banda Cadillac 56 – Música
O espetáculo Tim Maia in concert é um projeto conceitual, com banda e coral, que fará um tributo ao rei do soul brasileiro, Tim Maia, com uma experiência diferente, um espetáculo e uma possibilidade de vivência de poder ver, ao vivo, como era um show do síndico, como um tributo, com todos os arranjos e instrumentais originais, incluindo a forma da apresentação “Old school”, em que toda banda e vocais apresentam suas canções como eram efetuadas na época da produção delas. O espetáculo traz a nostalgia e a figura de Tim Maia aos palcos, para fazer o público presente viver essa experiência única.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 10/02 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

O Baú de Histórias Aimée – Bruno Torres e Bruna Cristina
A contação de história gira em torno de Aimée, uma menina que queria ser princesa e nunca se via representada em suas buscas. A contação de história se baseia no livro “Aimée e a coroa que não conseguia ver”, que apresenta um impasse comum entre crianças negras a identificar sua beleza. Trata-se de uma história afrocentrada, emocionante sobre beleza, identidade, autoestima e escuta aos “griots” mais velhos.
Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 10/02 às 12h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Encontro de Blocos São Rafael Bloco Aroeira – Música samba
O projeto de Percussão Aroeira iniciou em outubro de 2015 e atualmente atende crianças, adolescentes e adultos. A oficina acontece no distrito de São Rafael, bairro Jardim da Vila Carrão, na Zona Leste paulista. Um dos locais de grande vulnerabilidade social.
Manter o projeto Aroeira funcionando é dar continuidade ao trabalho, que vem beneficiando diferentes pessoas que estão sujeitas à vulnerabilidade e exclusão social.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 11/02 às 14h. Livre. Grátis. 180 minutos.

Encontro de Blocos São Rafael – Bloco das Pretas de São Mateus – Música Samba
Pensando nas questões de ocupar o Carnaval a partir dos olhares das mulheres, sentindo falta de espaços assim nas comunidades ao redor, o bloco foi iniciado na intenção de agregar mais e mais mulheres, lhes trazendo espaços de protagonismos, mostrando a importância das mulheres se sentirem pertencentes também na música, na folia e na magia do Carnaval.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 11/02 às 14h. Livre. Grátis. 180 minutos.

Encontro de Blocos São Rafael – Bloco Amizade – Música Samba
Agremiação fundada em março de 1995, por um grupo de sambistas que sentiram a necessidade de ter uma entidade voltada para este gênero na região de São Mateus. Paulão e Bugil, sambistas como Rubão, Eliezér Carnavalesco, Amizade Zona Leste, que iniciaram a Escola de Samba Amizade na Zona Leste.
Um projeto voltado para as comunidades e o entorno. Os pequenos têm aulas de percussão do Amizade, Mestre Sala e Porta Bandeira, além de Jiu Jitsu, cidadania e regras de convívio social. Todas as crianças participam ativamente dos desfiles oficiais da escola e em todos os setores.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 11/02 às 14h. Livre. Grátis. 180 minutos.

Encontro de Blocos São Rafael – Bloco Pagode do Madureira – Música Samba

Conhecido como Madureira em parte do território de São Mateus, o artista traz para essa apresentação, toda sua energia, de um samba de roda com clássicos do gênero e sambas contemporâneos. Com uma banda afinada e cheia de swing, que leva a garantia de muita emoção e a alegria, através da poesia e de acordes de grandes mestres do samba como: Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Almir Guineto, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, nomes presentes através de suas canções, no espetáculo do Madureira.
O projeto Conexões, tem a proposta de retomar uma tradição do Samba de São Mateus em se conectar com grandes nomes do samba, e com novos artistas, no sentido de fortalecer essa cultura maior. Para esta apresentação, Madureira traz convidados como Bira da Vila, grande cantor e compositor, escritor e ativista cultural, autor de grandes clássicos cantados por Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, entre outros gigantes do samba. Será uma grande Kizomba para festejar os 60 anos de Bira da Vila.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 11/02 às 14h. Livre. Grátis. 180 minutos.

Encontro de Blocos São Rafael Bloco Favela – Música Samba

Quintal de encontro de ritmistas, sambistas e compositores, o bloco Favela surgiu nos anos 80, no Jardim Vera Cruz, na Zona Leste paulista. Fundado e liderado pelo Titio Zezinho e Mané, moradores da região há mais de 40 anos, trazem um evento com uma roda de samba para os frequentadores. No início o projeto era conhecido como Quintal do Japoscão, frequentado por grandes sambistas como Berço do Samba de São Mateus, Quinteto em Branco e Preto, Almir Guineto, Péricles, Beth Carvalho, entre outros.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 11/02 às 14h. Livre. Grátis. 180 minutos.

Folia Campo Limpo – Né Segredo – Folia Campo Limpo – Música – Samba – Com Nelson Triunfo, Beto Criolo, Indy Nase

Um grupo originário da cidade do Taboão da Serra, com uma carreira de mais de duas décadas, o grupo se destaca pelo seu compromisso com a autenticidade do pagode brasileiro e sua paixão por transmitir alegria e ritmos contagiantes, através da música. No mês de fevereiro o grupo irá se apresentar em Ritmo de Carnaval, em comemoração ao período.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 11/02 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Folia Campo Limpo – Grupo D’ Responsa – Folia Campo Limpo – Música Samba – KuntaKinter, Tecno Vinil entre outros

D’Responsa é marcado pela grande diversidade em seu repertório de samba autoral e diversificado, cativando um público variado. O grupo traz para o evento um espetáculo, onde relembram grandes nomes da música brasileira e trazem atualidades com batucadas únicas.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 11/02 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Folia Campo Limpo – Grupo É Mania Folia Campo Limpo – Música Samba
Formado em 2015 na Zona Sul de São Paulo, o grupo É Mania, é um grupo de Samba, com uma jornada de 9 anos de existência, com dois álbuns autorais gravados, um áudio visual e alguns clipes com participações de artistas como Mc Leozinho e Mc Neguinho do Caxeta, somando mais de meio milhão de execuções e visualizações no Youtube e plataformas digitais.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 11/02 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Sarau na cozinha – Coletivo Marginaliaria Literatura

Sarau literário, audiovisual, musical e gastronômico, com o preparo de receitas de culinária popular, apresentação artística, exibição de curta metragem e vídeos do coletivo, além de uma discussão sobre temas da atualidade. Apresentado pelo ator Andrio Candido e a poeta Nathielly Janutt, cenas e interpretações, poesias críticas e reflexivas, músicas autorais compõem a programação do Sarau, assim como um prato preparado ao vivo, durante o sarau, pelo apresentador e cozinheiro Dosca. Um convite para jogar mais tempero nesse sarau, com a sua presença!
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 11/02 às 11h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Pagobreja – Música Samba
Um evento que surgiu no ano de 2018 em um dos redutos do samba, na cidade de São Paulo, no bairro da Santa Cecília, de maneira despretensiosa foi se consolidando, se estruturando e desenvolvendo um conceito que desde então é realizada uma edição a cada mês.
Mesmo não sendo um grupo de pagode, o principal objetivo do Pagobreja é promover o lazer social, através da música do samba, primeira e principalmente à população preta (por entender que essa camada da sociedade ainda é a mais apartada de direitos, incluindo o direito ao lazer) e posteriormente, à todos adeptos do samba.
A ação parte de uma causa e de um instrumento de manutenção histórico-cultural, das rodas de samba, de modo geral, mais precisamente do movimento de São Paulo, que, assim como diversas outras manifestações populares e culturais pretas, vem sendo apagadas e/ou apropriadas indevidamente para resguardar algo precioso, como a magia, a estratégia e o aprendizado das rodas de samba, que se mantém até os dias atuais.
O objetivo principal é o lazer-social, o pagode como a festa, o evento, a roda de samba, o momento, a celebração e por fim, a disciplina, que neste contexto tem a proposta de trazer princípios e valores pra quem vem dessa origem; o respeito e conduta, que não pode faltar em nenhum lugar, principalmente e muito menos na roda de samba.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 11/02 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Encantos Amazônicos – Yandê Transpará – Culturas populares LGBTQIA+

A apresentação “Encantos Amazônicos” é uma iniciativa de circulação artística que traz um espetáculo musical com ritmos da Amazônia, como carimbó, lundu marajoara dentre outros. A apresentação celebra a riqueza cultural e os encantos desta região, no repertório feito por músicas animadas, com letras que falam sobre histórias locais, lendas e a vida do povo nativos, caboclos, ribeirinhos, pescadores, benzedeiras, mestres griots e matriarcas. A apresentação traz um ambiente festivo e contagiante, onde os participantes são convidados a mergulhar na cultura amazônica e a celebrar a tradição do Carimbó”
Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 11/02 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Bloco Jah É – Música Reggae
Um repertório de Reggae Music embalado pela contagiante batida do samba reggae baiano. A mistura de Jamaica com Bahia, em plena Zona Norte de São Paulo. Muito Reggae nacional como: Natiruts, Edson Gomes, Cidade Negra, clássicos do samba reggae, Olodum e Ilê Ayiê, além de pedradas do Rei Bob Marley.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 12/02 às 11h. Livre. Grátis. 120 minutos.

Bloco AKI Ó – Música – Bloco de Carnaval

O bloco Akió é um Coletivo de músicas voltadas ao carnaval de rua de São Paulo, criado em março de 2017. A inspiração do nome Akió veio através da canção punk da periferia, de Gilberto Gil, que homenageia o bairro da Freguesia do Ó.
O pavilhão do Akió carrega as cores do reggae como: verde, amarelo e vermelho; no símbolo traz uma mão fazendo sinal de ok, simbolizando bom humor, tudo bem e tudo tranquilo. Um convite a toda família, crianças, adultos, papai, mamãe, titia, vovó e vovô a juntar-se ao bloco para espalhar alegria e diversão, com músicas na cabeça e amor no coração.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 13/02 às 13h. Livre. Grátis. 120 minutos.

Samba de Quarta de Cinzas com Sambatata – Música Samba
Fechando as atrações do carnaval, o grupo Sambatata irá fazer uma apresentação com sambas antigos, aclamados pelo público, um pouco do lado B, até os pagodes dos anos 90, que estão na boca do povo! Sambatata conta com músicos de diferentes regiões de sampa, trazendo a variação em seu repertório e muito alto astral. “Seja no palco ou no meio da praça, em qualquer lugar onde aglomere a massa, o grupo bota na raça o povo pra sambar.
Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 14/02 às 15h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Cashowrrada o show do cachorro louco – Coletivo Calhas – Artes Cênicas – Primeira Infância
Pafúncio é um cachorro de rua que anda pelo mundo, carregando em sua bicicleta sua casinha e seu potinho de comida. Conhecido como o cachorro louco, Pafúncio fugiu do circo onde foi criado, utilizando uma linguagem lúdica e fantasiosa. O espetáculo fala sobre autoestima, liberdade, igualdade e cuidado com os animais de maneira leve e prazerosa. Livre para todos os públicos, o palhaço convida todas as pessoas a participarem da brincadeira e experimentarem o universo canino.
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 16/02 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Forró Funkiado Ernaane Brasil – Música

Uma fusão do forró com funk e black music dos anos 80, além de uma mistura com a proposta de muito swing nestes ritmos através de Ernane Brasil.
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 16/02 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Kalei – Música Samba
Com referências que vão de Djavan a Racionais Mcs e passando pelo balanço de Jorge Ben, nascido na região do Jaçanã, o cantor e compositor Kalei traz em suas influências do MPB, Jazz, Samba, Rap e Hip-Hop, passeando por diversas sonoridades afro. Unindo harmonias vocais com composições pulsantes, que dialogam com o dia a dia do jovem preto periférico. Artista iniciante no cenário do Rap nacional, Kalei é idealizador do selo “Mokambu Records”, integrante do Coletivo Estética Urbana, além de artista residente na Ocupação Hip-Hop Jaçanã.”
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 17/02 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Baile de Samba Rock na Brasilândia com DJ Boby Brasil – Música Samba Rock
Dj, educador social, formado em serviço social pela faculdade de São Paulo, preserva e aprecia a cultura do uso dos discos de vinil. Em seu repertório percorre pela black music em geral como: balanços, samba, R&B, ragga, hip-hop, sempre pronto para animar as pistas. Participou de várias festas por São Paulo e ABC como: Festa da Gangue, Virada Cultural, Festa Fume, Festa Preta, Projeto Caixa Preta, Disco Terapia, e projetos musicais/culturais como: Nelson Triunfo, Beto Criolo, Indy Naise, Kunta Kinter, Tecno Vinil, entre outros.
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 17/02 às 19h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Encontro de Samba de Bumbo com Sucatas Ambulantes – Culturas populares
Cordão Sucatas Ambulantes convida o público para um encontro interativo onde os participantes vão vivenciar diferentes aspectos do Samba de Bumbo, apresentando o canto, dança e o ritmo dessa manifestação artística cultural de raiz Banto, patrimônio imaterial do estado de São Paulo. O grupo está inserido no processo de patrimonialização do Samba de Bumbo pelo IPHAN junto a nove comunidades tradicionais e outras contemporâneas.
Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 17/02 a partir das 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Encontro de Samba de Bumbo com Grupo Treze de Maio – Samba do Cururuquara – Culturas populares
O Samba de Bumbo é uma tradição tipicamente paulista e possui raízes ligadas à vinda de negros escravizados trazidos da África entre os séculos XVIII e XIX. Nesta ocasião, dois importantes grupos se juntam na Casa de Cultura para demonstrar os diferentes aspectos do Samba de Bumbo, apresentando o canto, dança e ritmo dessa manifestação artística cultural de raiz Banto, patrimônio imaterial do estado de São Paulo.
Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 17/02 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Cortejo de Carnaval Bloco Batuntã – Culturas populares

O Bloco Batuntã é composto por cerca de 30 componentes e seu repertório é contém releituras de ritmos tradicionais como o baião, afoxé, funk, maracatu, samba reggae, congo, cumbia e jongo. Além disso, os integrantes também cantam trechos de músicas populares, como as canções: Ai que saudade d’ocê, “O mais belo dos belos” e “Quem é essa menina de vermelho”, entre outras.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Júlio Guerra. Dia: 17/02 às 15h. Livre. Grátis. 75 minutos.

Trio amizade forró de verdade Trio Amizade – Música – Forró

O Show Forró de Verdade, apresentado pelo Trio Amizade tem percorrido vários espaços de São Paulo, fortalecendo o formato do forró pé de serra, já tendo marcado presença em vários lugares como: o Maria da Cachaça em Jundiaí e o CTN – Centro de Tradições Nordestinas no Bairro.
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 17/02 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Sertanejo Cristian Monttero – Música – Sertanejo
A Banda Cristian Monttero possui uma trajetória no cenário musical, com sucessos e reconhecimento. Trazem uma atmosfera contagiante, levando o público a dançar, cantar e a se emocionar. Em celebração a melhor idade a banda celebra o gênero Sertanejo juntamente com o público dos alunos da Terceira Idade da Casa de Cultura São Miguel Paulista.
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 17/02 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Forró Engatilhado – Música
O casal Emerson e Glauciane do forró engatilhado iniciaram com uma formação de teclado, sanfona e 2 vocais. Atualmente contam com Vitória kepler à frente da banda, há 4 anos, com formação de teclados, Sax, Sanfona, percussão, cantores, bateria e contrabaixo. O grupo traz um repertório atualizado e dançante, conquistando o público forrozeiro e simpatizantes.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 17/02 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Bloco dos Jatobazinhos – Jatobá Culturas populares
Bloco do jatobá realiza uma apresentação especial, com elementos infantis interligados sobre a linguagem do folclore brasileiro e a cultura popular paulistana, através de elementos típicos do carnaval como: bonecões, artes circenses e charangas de sopro e percussão.
Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 18/02 às 11h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Mestre Joel e Itaenga convida – Grupo Maracagueto – Música Samba
O Show “Mestre Joel de Itaenga convida” apresenta um espetáculo musical que combina composições originais do Mestre Joel de Itaenga mesclando ritmos do Coco, Samba de Coco, Cirandas, Maracatu Rural, Toadas e Versos dos renomados mestres do território nacional. Em sua performance, ele reafirma a importância e diversidade das culturas populares para as novas gerações na cidade de São Paulo.
Com mais de 40 anos de pesquisa nas danças, sonoridades e folguedos da cultura popular pernambucana, Mestre Joel agora traz seu trabalho solo para celebrar sua carreira como Brincante e Cantador, com a participação de artistas e grupos convidados da cena paulistana e de outras localidades, que representam novas vozes, movimentos de resgate e divulgação das manifestações e tradições nordestinas e afro-brasileiras da cultura popular brasileira.
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 18/02 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Bloco Kazunji – Carnaval

Kazunji, palavra originária da língua Kimbundo, remete a quem guarda a ancestralidade. A família Kazunji procura manter vivas musicalidades de tradições negras, brasileiras e africanas que resistem em São Paulo. Idealizado por Maurício Badé, o bloco promove diálogos musicais inspirados em relíquias da cultura afro-brasileira, como samba-reggae, coco e maracatu.
As atividades do Kazunji se remetem a uma visão abrangente da cultura afro-brasileira, partindo da tradição oral como elemento fundamental de transmissão do conhecimento e valorizando diversos aspectos dessa cultura, incluindo dança, música, gastronomia e religiosidade. A aprendizagem no Kazunji é ancorada na ancestralidade afro-brasileira, constituindo um processo de amadurecimento individual e coletivo.
Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 18/02 às 14h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Sou mais um na resistência – Banda Hector Dub – Música Reggae
A Banda Hector Dub traz ao palco a energia vibrante, tocando músicas autorais com elementos musicais, construídos através de referências intimistas de cada integrante. A banda traz em seu repertório canções consagradas no cenário reggae nacional e internacional, pra quem ama reggae cantar junto.
Serviço:
Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 18/02 às 15h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

Deixe a lágrima cair com Zeu e Banda – Música Reggae
Uma apresentação musical que une originalidade e ousadia, buscando tocar os ouvintes. O projeto tem como concepção a apresentação de canções autorais do compositor e cantor Zeu. O tema que conceitua as canções deste trabalho é o compartilhamento de bagagem, trazendo afetividade nas letras que falam ao coração com temas sociais e emocionais.
Serviço:
Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 18/02 às 16h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

Baile Pop Lgbtqia+ – Bloquinho LGBTQIA+ Música Pop
Uma experiência de conexão entre os artistas e a juventude, todos com suas vivências e bases na periferia e na vertente Pop, acompanhados da discotecagem, trazendo grandes sucessos das divas e k-Pops, desde os anos 2000 até os dias atuais. Sucessos que inspiraram uma geração a se envolver com as músicas dançantes e atraentes, e a contar suas histórias através da música, e assim inspirar o público.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 18/02 às 15h. Livre. Grátis. 180 minutos.

Paredão Nunes – Música Alternativa
Paredão Nunes vem com o melhor do som da região de São Miguel paulista. O Projeto Paredão Nunes iniciou suas atividades em 2015, esse nome foi dado em homenagem ao seu pai, propõe o melhor do som para a região, com o objetivo de incluir entretenimento associado a celebração e compartilhamento de experiências, além disso visa atrair a atenção do público, promover a cultura musical, interação social e oferecer uma plataforma para entusiastas compartilharem suas paixões pela música e tecnologia de áudio.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 18/02 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Coragem Gutoh – Gutoh e banda – Música Pagode
Gtuoh apresenta sucessos de diversos artistas conhecidos pelo público dentro do seu próprio estilo musical. Hits do Pagode, Sertanejo, Rap, Reggae e outros gêneros tocados com muita mistura de instrumentos e um mix de ritmos. Um repertório que apresenta groove, swing e uma levada diferente das versões originais dos artistas. Thiaguinho, Dilsinho, Jorge e Mateus são artistas presentes no repertório, com uma versão um pouco mais Pop.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 18/02 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Samba dobrado – Música Samba
Desde 2010, o Samba Dobrado vem encantando públicos com sua musicalidade, misturando o samba de Chico Buarque a João Nogueira, João Donato, Leni Andrade, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, entre outros. A diversidade musical também traz sucessos de Clara Nunes, Elis Regina e Djavan no espetáculo “Samba Dobrado”.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 18/02 às 16h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

Bloco Batucafro 2024 – Culturas populares – Axé
O bloco Batucafro traz um dos princípios do kwanzaa para as ruas do Itaim Paulista; Umoja – A unidade é estar unido como família, comunidade e raça, e com isso fará com que comunidade se una para um único objetivo que é a união entre as cores verde, preto e vermelho para afirmar o lugar de direito.
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 18/02 às 15h. Livre. Grátis. 180 minutos.

Caras e caretas – Sucatas Ambulantes – Culturas populares Carnaval de rua
“O Cordão Sucatas Ambulantes apresenta uma proposta artística para o Carnaval de 2024: Caras e Caretas pra Espantar a Caramunha!” Uma intervenção que convida o público a vivenciar uma experiência, desfilando, brincando e se divertindo ao som envolvente do samba de Bumbo, expressão cultural de matriz Bantu, consagrada como patrimônio imaterial do estado de São Paulo.”
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 18/02 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Des.cantadas Circo di Soladies – Circo – Artes cênicas integradas Mulheres

SóLadies convida o público a refletir sobre as letras das marchinhas de carnaval e a conhecer novas versões feministas para essas músicas. Quatro palhaces interagem com o público enquanto circulam pelo espaço com seus instrumentos musicais e muito riso e improviso!
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 22/02 às 14h. Livre. Grátis. 45 minutos.

Show Monocromático – Jairo Pereira – Música

Monocromático foi gestado entre os anos de 2020 e 2021. Tempos de isolamento, perdas, dificuldades financeiras, términos, indignações, tristezas e solidão. A apresentação reflete a busca por alívio na mesma medida em que coloca para fora aquilo que não cabe.
Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 23/02 às 20h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

Rogério Paixão In Samba Rock – Música Samba
Cantor, compositor e músico paulistano, Rogério iniciou no samba aos 11 anos de idade. Nos anos 90 fez parte do Grupo Tranza Negra com as faixas “Orgulho Ferido”, “Lá Vem a Loirinha” entre outras, ainda executadas nas principais Fm’s do Brasil. Possui diversas composições gravadas por grupos de pagode como: Grupo Fino Trato, com a canção “Essa é a Nossa Vida”, um samba-rock reproduzido nas principais festas de samba-rock no Brasil.”
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 23/02 às 19h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

Na Beira do Blues – Banda Música – Blues
Liderada por Fê e Tom Veras, a banda Nabeira Blues começou a tocar na noite paulistana em 2019, fazendo uma pausa no período de novembro. A banda toca clássicos do Chicago Blues dos anos 50, que tem em seus principais expoentes nomes como: Willie Dixon, Koko Taylor, B.B.King, Buddy Guy, Muddy Waters e Howlin’ Wolf, entre outros.
Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 23/02 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos.

Cantora Caroline – Música MPB
Caroline é uma cantora, compositora e poeta. Possui uma voz doce, marcante e potente; nesta apresentação traz uma performance com todo seu repertório autoral e com músicas da belíssima bossa nova brasileira.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 23/02 às 18h. Livre. Grátis. 180 minutos.

Baião lascado – Música
Quinteto de Forró de Rabeca que busca suas referências nos ritmos tradicionais que fazem parte do universo do Forró, como baião, xote, xaxado e arrasta-pé. É influenciado por outros gêneros da música popular brasileira, como as bandas de pífanos, cavalo marinho, coco, emboladas, samba de roda, ijexá e Maracatu.
O repertório é composto por músicas autorais e músicas que foram recebidas como presente de amigos, além de compositores clássicos como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino, nomes mais recentes como Mestre Ambrósio, Filpo Ribeiro e Mestres da Cultura Popular como: Seu Luiz Paixão, Edmilson e João do Pife, Tião Carvalho e Ana Maria Carvalho.
O Quinteto promove há 5 anos a festa mensal chamada “Forró na Gruta” e já recebeu como convidados Tião Carvalho, Ana Maria Carvalho, Filpo Ribeiro, Pé de Manacá, Conjunto Araponga entre outros grupos musicais.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Júlio Guerra. Dia: 23/02 às 16h. Livre. Grátis. 80 minutos.

CarnaChico com Quintal da Elis Almeida – Música Samba – Mulheres

Sambista, cantora, compositora, articuladora cultural, radialista, pesquisadora e formada em Administração. Nascida no bairro do Jabaquara, Zona sul de São Paulo, filha do saudoso Antônio Carlos de Almeida, um dos fundadores da extinta Escola de Samba Raiz da Zona Sul. Elis Almeida cresceu em meio às batucadas de Escola de samba, blocos carnavalescos e rodas de samba. Aos 8 anos ingressou na Escola Municipal de Inicialização Artística (EMIA), participou dos corais de Música Popular EMIA e Orobó. É idealizadora do Quintal da Elis, onde traz seu samba de raiz e de velhos compositores.
Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 24/02 às 17h. Livre. Grátis. 120 minutos.

Bloco Que Que Deu – CarnaChico Chico Carnavalizando a Chico Science – Música
Um Bloco de Carnaval criado e tocado por mulheres, com empoderamento, sororidade e vontade de estarem juntas, com a experiência vinda de Mazé Cintra, que marca sua presença há mais de vinte anos no cenário deste gênero através de seus trabalhos percussivos.
O Bloco toca marchinhas, candombe, maracatu, coco, expressões da cultura popular brasileira e latino-americana. Atualmente o bloco realiza performances nas praças, museus, ruas com percussão de tambores como a alfaia, as caixas, agogôs, tamborins, flautas e xequerês. Mulheres que dançam e cantam as forças femininas. Para o Carnachico de 2024 a apresentação traz canções de carnaval e autorais, para animar o evento com muita intervenção artística.
Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 24/02 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.

Celsinho Mody – Música Samba

Celsinho Mody iniciou sua carreira no carnaval de São Paulo e Rio de Janeiro, com apenas 14 anos estreou como intérprete de samba de enredo no ano de 2003, no grupo especial do carnaval paulistano, ao lado da cantora Eliana de Lima, na tradicional Escola de samba Unidos do Peruche. Em 2004 e 2005 atuou como voz da Mocidade Camisa Verde e Branco sendo o mais jovem intérprete oficial na história da Escola e o mais jovem compositor a assinar uma obra pela entidade. O artista já teve diversas participações importantes em escolas de renome do gênero por diversos anos.
Serviço:
Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 24/02 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Kalei – Música Samba
Com referências que vão de Djavan a Racionais Mcs e passando pelo balanço de Jorge Ben. Nascido na região do Jaçanã, o cantor e compositor Kalei traz suas influências do MPB, Jazz, Samba, Rap e Hip-Hop, passeando por diversas sonoridades afro. Unindo harmonias vocais com composições pulsantes, que dialogam com o dia a dia do jovem preto periférico.
Artista iniciante no cenário do Rap nacional é idealizador do selo “Mokambu Records”, integrante do Coletivo Estética Urbana, além de artista residente na “Ocupação Hip-Hop Jaçanã.”
Serviço:
|Casa de Cultura Vila Guilherme. Dia: 24/02 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Nega Núbia – Música Samba
Conhecida no universo cultural como “Nega Núbia Olliveira”, criada em uma família de músicos, bebeu na fonte sagrada de grandes expoentes da cultura brasileira tendo como referências musicais: candeia, Roberto Ribeiro, Fundo de Quintal, Originais do Samba, Beth Carvalho, Jovelina Pérola Negra, Dona, Ivone Lara, Clara Nunes, Clementina de Jesus, entre outros. Seu nome está presente em diversos projetos vinculados ao samba na cidade de São Paulo e através do seu trabalho mostra todo seu talento.
Profissional de alta patente, teve a honra de dividir e trocar experiências nos palcos com inúmeros sambistas e artistas consagrados como: Arlindo Cruz, Batuque de Corda, Cleverson Luís, Duda Ribeiro, Raquel Tobias, Bernadete, Xande de Pilares, entre tantos outros.
Serviço:
Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 24/02 às 19h30. Livre. Grátis. 90 minutos.

Folia Campo Limpo – DJ Rochinha – Música Velha guarda
Dj Rochinha irá discotecar músicas de marchinhas famosas de Carnaval. Ele que já atuou nos mais variados eventos de diferentes públicos, vindo do ritmo eletrônico e underground, atualmente passeia por diversos ritmos e pela primeira vez irá discotecar com o tema carnavalesco.
Nascido e criado em São Paulo iniciou sua jornada na adolescência, apaixonado pela música brasileira e eletrônica, rapidamente se destacou pela sua técnica e por sua capacidade de criar sets que misturam influências do house, techno e diversos subgêneros, criando uma atmosfera própria em suas apresentações.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 24/02 às 13h. Livre. Grátis. 120 minutos.

Folia Campo Limpo – Coco do Bonde Abya Yala – Artes Integradas/ Multilinguagens – Cultura Popular – Mulheres
O grupo surgiu de ações da Escola Feminista Abya Yala, que formou comissões entre as integrantes para a entrega de cestas básicas e outros itens de primeira necessidade, para mulheres em situação de vulnerabilidade na Zona Sul de São Paulo. Tati Candeia, uma das integrantes da Escola e artista brincante, integrante do Grupo Candearte, tocava pandeiro nas entregas, isso inspirou outras mulheres da Escola a propor uma roda de aprendizagem do coco, ritmo nordestino (Pernambuco e das regiões de Alagoas e Paraíba) tocado em rodas musicais na periferia da Zona Sul.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 24/02 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Projeto choro-bodó – Música
“O projeto choro-bodó é a continuação do projeto de pesquisa de música brasileira do Coletivo Brasa, que terá como fruto um formato híbrido inédito de apresentação instrumental e cancioneiro. Transitando entre o gênero forró e choro, a apresentação contará com algumas músicas deste vasto repertório, que deu ao Brasil o que hoje é chamado de “regional”, representando o Nordeste e o Sudeste, respectivamente.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 24/02 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Sarau Vivacidade – Literatura Carnaval de rua Consciência Indígena
O Coletivo VivaCidade em Revista é um Sarau performático, que apresenta a fusão das magníficas e importantes manifestações culturais urbanas, tradicionais e rurais Afro –Indígenas brasileiras de maneira autoral, trazendo mais perto da população suas origens do interior, mesclando com os modos urbanos de vida do povo.
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 24/02 às 16h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

Batidão Cultural – Menoor rd – Música Funk

“Menoor Rd” trás uma apresentação solo, com feat de MC’s, mesclando com o sentimento do lançamento do EP “fases”, que trás consigo várias dinâmicas de beats e ritmos, fazendo uma apresentação cheia de emoções, com participações de Mc’s que cantam ao seu lado e um DJ que anima nas viradas das músicas para animar todo o público.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 24/02 às 19h. 14 anos. Grátis. 190 minutos.

Batidão Cultural – Mc Edu Henri – Música Funk
Mc Edu Henri iniciou no cenário musical em 2021, trazendo consigo um estilo único que combina elementos do Trap e do Funk. Desde aí sua paixão pela música floresceu, manifestando-se inicialmente por meio de covers de renomados artistas como: O Rappa, Charlie Brown Jr. e Chimarruts, tocados em seu violão.
O artista traduz uma nova geração de artistas brasileiros que está conquistando cada vez mais espaço na cena musical, oferecendo uma fusão de diversos ritmos e mensagens poderosas.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 24/02 às 17h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

Batidão Cultural – Dj Lil Ticy – Música Funk

O DJ e Produtor musical Lil Ticy traz um Set com discotecagem em seu repertório, composto por gêneros musicais como: Rap, Trap, Funk, Afro Beat, House, Grime, Black e Boogie. Gêneros vindos de movimentos de ruas, mostrando toda a estética do artista, que faz parte do movimento Hip Hop.
Residente da Cidade Tiradentes, Lil Ticy, além de incluir músicas produzidas autorais em seus sets, mantém em seu repertório obras de artistas residentes do seu bairro, da Zona Leste paulistana, artistas independentes que não fazem parte do Mainstream do mercado, fortalecendo o movimento underground.
Sua discotecagem está presente em batalhas de rima por toda São Paulo, incluindo beats instrumentais, solos sem vozes, bases e riddims. Nesse repertório de beats inclui obras de produtores próximos, dos quais tem admiração e respeito.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 24/02 às 16h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

Batidão Cultural Mc Hamais – Música Funk
Com um repertório repleto de sons contagiantes, Mc Hamais traz em sua apresentação a essência do funk paulistano, tendo como principal característica suas letras marcantes e “flow agressivo”. Com seu DJ presente sempre conta com uma homenagem a algum MC, além de contar com efeitos especiais e dançarinas fazendo performance em suas apresentações.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 24/02 às 20h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

Batidão Cultural Mc Piliph Fp – Música Funk
Uma experiência musical íntima e autêntica com Filipe FP, onde cada batida, cada verso é uma janela para a alma do artista. Um repertório exclusivo com músicas totalmente autorais, fruto de seu trabalho e dedicação. Cada faixa é um reflexo de suas vivências, mergulhando profundamente em seus sentimentos e experiências pessoais.
Acompanhado por sua equipe, cada nota, cada palavra cantada é carregada de significado, transmitindo emoções que ecoam por todo o espaço. No palco Filipe faz uma jornada emocional, onde cada canção é uma história compartilhada, uma imersão nos sentimentos e na essência de um artista comprometido em traduzir sua vida em música.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 24/02 às 21h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

Batidão Cultural – Mc Guuh – Música Funk
Com um repertório renovado e músicas inéditas, prontas para serem lançadas, a performance de MC Guuh propõe uma atmosfera onde a música é a linguagem universal que une e eleva o ânimo de cada espectador.
O artista busca trazer uma experiência que vai além do palco, promovendo alegria e inspiração a todos os corações presentes, para dançar, se divertir e se inspirar com a energia contagiante de MC Guuh.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 24/02 às 15h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

Show BorboLetrando no Carnaval – Trupe Borboletras – Artes Cênicas Infantil – Primeira Infância

O espetáculo Musical BorboLetrando no carnaval reúne marchinhas de carnaval, poesias e brincadeiras que valorizam a cultura popular brasileira, em uma apresentação interativa e brincante. O repertório vai desde canções como: “Ó Abre Alas” de Chiquinha Gonzaga até marchinhas e canções autorais de Alba Brito e Gizele Panza.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 24/02 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Dom Quixote de la sampa e a máquina do tempo – Dona Mirna Cia de Arte Teatro Infantil – Primeira Infância

Influenciada por livros de cavalaria, Dom Quixote confunde realidade e fantasia, vendo monstros em máquinas. Diante de uma injustiça ambiental na cidade, ele decide provar seu heroísmo construindo uma máquina do tempo com Sancha Trampa, viajando aos momentos históricos para desfazer um feitiço chamado “urbanização”.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 24/02 às 16h. Livre. Grátis. 75 minutos.

Show BorboLetrando no Carnaval – Trupe Borboletras Artes Cênicas Infantil – Primeira Infância
O espetáculo Musical BorboLetrando no carnaval reúne marchinhas de carnaval, poesias e brincadeiras que valorizam a cultura popular brasileira, num show interativo e brincante. O repertório vai desde “Ó Abre Alas” de Chiquinha Gonzaga até marchinhas e canções autorais de Alba Brito e Gizele Panza.”
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 24/02 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Dom Quixote de la sampa e a máquina do tempo – Dona Mirna Cia de Arte Teatro Infantil – Primeira Infância
Influenciada por livros de cavalaria, Dom Quixote confunde realidade e fantasia, vendo monstros em máquinas. Diante de uma injustiça ambiental na cidade, ele decide provar seu heroísmo construindo uma máquina do tempo com Sancha Trampa, viajando aos momentos históricos para desfazer um feitiço chamado “urbanização”.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 24/02 às 16h. Livre. Grátis. 75 minutos.

CarnaChico com Alou Bateria – Bloquinho dos Bichos e Sons da Natureza – Culturas populares

“A Casa Do Ritmo” apresenta o espetáculo infantil “Sons da Natureza – Carnaval Dos Bichos!” Vamos brincar de carnaval? Um convite para brincar no Bloquinho Pequeno Folião! Um dia para dar um passeio nas paisagens sonoras das florestas! Na natureza, os animais brincam com sons de perguntas e respostas, são melodias que se completam com harmonia! Passarinhos, grilos, macacos, onças: quais sons são graves? Quais são agudos? Descobrir paisagens sonoras com os sons da natureza, além de conhecer os ritmos de marchinhas, frevo e de samba, todos dançando todos juntos.
Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 24/02 às 13h. Livre. Grátis. 120 minutos.

CarnaChico com As Minas da Resistência – Culturas populares Samba Mulheres

A Coletiva Minas de Resistência firma sua presença com seu batuque de resistência, o protagonismo feminino, com trocas e fortalecimentos. Inspiradas por referências da cultura popular brasileira, a brincadeira acontece com o Maracatu de Baque Virado e o Coco de roda.
Uma apresentação que traz cantos e letras autorais de domínio público e das nações de maracatu. Uma reverência às mestras e mestres que trazem e fazem o protagonismo das mulheres aliadas e a luta feminista por direitos. Um convite a todes a participarem dessa grande brincadeira interativa, que acontece no encontro e na troca.
Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 24/02 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Como produzir Zines e Quadrinhos do zero – Gabú Brito – Artes Visuais – Desenho e gravuras
Gabú Brito trará dicas e segredos de como construir zines e quadrinhos do zero. O artista é um ilustrador e quadrinista. Em 2020, lançou o quadrinho intitulado: “Crianças Selvagens”, que teve uma ótima recepção. Tendo duas indicações ao Troféu HQ Mix. Além disso, mantém a página de tiras poéticas: “Tiras ao Ermo” no Instagram, onde compartilha suas tiras com seus seguidores com uma veia poética, falando sobre temas cotidianos e sociais.
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 24/02 às 10h. Livre. Grátis. 120 minutos.

Bloco de Carnaval das princesas e Super Heróis – Bloco de Carnaval das Princesas e Super Heróis – Música Infantil
Bloquinho das princesas e Super Heróis é um apresentação lúdica feita especialmente para os pequenos foliões que adoram a magia das histórias de conto de fadas e as aventuras dos super-heróis, que em clima de carnaval celebram com muita animação.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Júlio Guerra. Dia: 24/02 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Cortejo da JabáCharanga – Culturas populares
Em seu repertório a JabáCharanga se destaca pela versatilidade em navegar pelas tradicionais marchinhas, os clássicos de frevo, além das músicas do cancioneiro popular que dialogam com o tema do carnaval, como o samba, axé music, sambas enredos, músicas infantis, funk, clássicos do reggae nacional, cirandas, entre outros.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Manoel Mendonça. Dia: 24/02 às 16h. Livre. Grátis. 70 minutos.

Tatty Nascimento – Canto de uma nação – Música Samba
Com a proposta de cantar e relembrar o que há de melhor nos hits carnavalescos, na música popular preta, Tatty Nascimento, preparou um espetáculo musical que exalta o samba e o carnaval. No repertório clássicos do samba e do carnaval como: “Cortaram o coração da minha sobra”, “Ala lá ô”, “Balança o Saco”, Tiro ao Alvarom, Vou Festejar e Canto das três raças.
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 24/02 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Nega Núbia – Música Samba

Conhecida no universo cultural como “Nega Núbia Oliveira”, criada em uma família de músicos, bebeu na fonte sagrada de grandes expoentes da cultura brasileira e tem como referências musicais: candeia, Roberto Ribeiro, Fundo de Quintal, Originais do Samba, Beth Carvalho, Jovelina Pérola Negra, Dona , Ivone Lara, Clara Nunes, Clementina de Jesus entre outros.
Seu nome está sempre presente em diversos projetos vinculados ao Samba na Cidade de São Paulo e graças ao seu trabalho mostra todo seu talento. Profissional de alta patente teve a honra de dividir e trocar experiências nos palcos com inúmeros sambistas e artistas consagrados como: Arlindo Cruz, Batuque de Corda, Cleverson Luís, Duda Ribeiro, Raquel Tobias , Bernadete, Xande de Pilares, entre tantos outros.
Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 24/02 às 19h30. Livre. Grátis. 90 minutos.

Rei Mídias Cia. Canta Circo & Teatro – Teatro infantil – Férias “A Cia.

Canta Circo & Teatro apresenta um Rei que governa tudo pela Internet e cuja u?nica ligac?a?o com o mundo real e? seu criador. Todas as relac?o?es do Rei sa?o virtuais, inclusive seu reino. E ele so? se da? conta dessa existe?ncia virtual. Quando uma doenc?a o forc?a a sair do seu “mundo”, guiado por seu criado, ele descobre que existe muito que se viver do lado de “fora da rede”.
Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 24/02 às 13h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Dia de Lazer – Culturas populares
Um dia de Lazer e de muita diversão repleto de brincadeiras e entretenimento não apenas para as crianças, mas para toda a família. Um domingo por mês com brinquedos infláveis, e a cada programação uma novidade diferenciada, como teatro, oficinas, esporte, workshops, Circo, entre outras atividades. Uma programação especial, com conforto e tranquilidade para o lazer.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 25/02 às 14h. Livre. Grátis. 180 minutos.

“Las Fanfarronas” – Música Infantil

Um espetáculo em que o universo circense é embalado por temas tradicionais, por cumbiás clássicas e por músicas autorais, sempre com muito bom humor, destreza e comicidade. A instrumentação é composta por percussões e saxofones distintos (soprano, alto, tenor e barítono), convidando a uma infinidade de jogos cênicos e sonoros. As integrantes (originárias da Argentina, do Brasil e do Chile) trazem a musicalidade latino-americana para este espetáculo musical irreverente, ousado e imperdível para todas as gerações.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Manoel Mendonça. Dia: 25/02 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Samba para os Orixás – Jéssica Américo – Música Samba

Jéssica Américo canta um repertório que exalta suas raízes e ancestralidade com sambas, ijexás e jongos, que contam e enaltecem a história do povo negro. No repertório Jéssica traz canções como: lama negra, samba dos ancestrais, jogo de angola, dia de graça, 100anos de escravidão realidade ou ilusão, por sse dia de graça, ilu ayê, valeu zumbi, coisa de pele, identidade, negro é raiz, força fé e raiz, benguelê, figa de guiné, traço de união, vovó chica, cordeiro de nanã, samba de eleguá, revolta dos malês e canto das três raças.
Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 25/02 às 17h. Livre. Grátis. 120 minutos.

Samba de Dandara – Música Samba
Samba de Dandara é um samba de empoderamento e exaltação às mulheres sambistas, às grandes compositoras, às grandes intérpretes e às guerreiras do samba. A concepção de Samba de Dandara carrega o peso e a inspiração de Dandara, mulher negra, guerreira e referência histórica na luta contra a escravização. Carregar esta marca significa enaltecer e promover a resistência feminina e negra sob a forma de uma representação musical, que passeia por ritmos afro-brasileiros, sobretudo o samba em suas diversas vertentes, além de Ijexás, afoxés, pontos de candomblé e umbanda. A banda propõe debates sobre ancestralidade e protagonismo feminino. Quem compõe o grupo Samba de Dandara é Maíra da Rosa (voz), Laís Oliveira (cavaco e coro), Amanda Lima (violão 6 cordas e coro), Mariana Rhormens (flauta transversal e percussão), Ana Lia Alves (percussão), Tati Salomão (percussão) e Kamilla Alcântara (percussão).
Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 25/02 às 18h. Livre. Grátis. 120 minutos.

Paula Izis – Eternos Carnavais – Música
Uma apresentação repleta de memória afetiva dos tradicionais Bailes De Carnaval Paulistano, trazendo nostalgia ao público em forma de música. Na Voz a cantora paulistana Paula Izis, mulher preta, com uma voz forte, que vem emocionando o público com suas interpretações.
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 25/02 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Tatty Nascimento- Canto de uma Nação – Música
Com a proposta de cantar e relembrar o que há de melhor nos hits carnavalescos, na música popular preta, Tatty Nascimento, preparou um espetáculo musical que exalta o samba e o carnaval. No repertório clássicos do samba e do carnaval como: Cortaram o coração da minha sobra, Ala lá ô, Balança o Saco, Samba da Gaviões, Samba do Salgueiro, Tiro ao Alvarom Sorriso de criança, Vou Festejar, Canto das três raças.
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 25/02 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

A Origem dos Tambores – Trupe Mitos e Contos Circo
Em A Origem dos Tambores, os palhaços Rá e Lelé apresentam para as crianças, jovens e adultos um mito africano de tradição oral, originário da Guiné-Bissau, que conta uma das fantásticas histórias ancestrais sobre como surgiu na Terra, o primeiro tambor e a sua importância para os povos das Culturas Africanas e Afro-Diaspóricas.
Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 25/02 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Histórias de Lavadeiras – Cia Canto de Omio – Artes Cênicas Performances – Mulheres

“Oh lavadeira que lava no areial, faz sol meu Deus pra lavadeira lavar…” Na maré do grande rio mar, convidamos a todes para compartilhar histórias de mulheres sábias que cantavam junto às águas do rio histórias de muitos povos.
Serviço:
|Casa de Cultura Vila Guilherme. Dia: 25/02 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Nahim – Música
Na década de 1980, foi descoberto pelo produtor Mister Sam que resolveu lançá-lo com o nome de Baby Face. Depois gravou dois compactos em inglês. Em 1981 gravou seu primeiro disco em português com o sucesso “Cala Essa Boca”. Emplacou hits como “Dá Coração”, “Coração de Melão”, “Taka Taka”, “Olhos Abertos”, entre outros. Nahim foi um dos vencedores do programa “Qual É a Música?” no Programa Silvio Santos do SBT. Em 2012, entrou para o elenco de jurados do programa “Cante se Puder” no SBT. Em 2014, integrou o elenco do reality show de negócios Aprendiz Celebridades. Aos 40 anos de carreira, seus últimos trabalhos são o Programa de TV na Rede Brasil de Televisão e atualmente atua como jurado no novo programa musical do apresentador João Kleber.”
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 25/02 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Flavinho Lima – Música
Conhecido por sua voz forte e marcante na música brasileira, além de uma interpretação sensível que emociona a plateia, Flavinho é paulistano, filho de mãe pernambucana e pai paraibano. O músico sempre teve o Nordeste em suas veias. De 2006 até 2013, fez parte da banda do sanfoneiro Dominguinhos, tocando triângulo e cantando em suas belíssimas apresentações por todo o Brasil. Atualmente segue carreira solo com dois álbuns gravados, Flavinho Lima, canta Gonzaga de corpo e alma.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 25/02 às 20h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Batidão Cultural – Paty Rara – Música Funk
Paty Rara traz um espetáculo com batidas vibrantes que promete deixar o público eufórico e apaixonado. Com 90% do repertório composto por músicas autorais, uma fusão de Funk, Trap e Eletrônica, a apresentação é uma jornada pela autenticidade e pela ousadia musical, com sucessos tradicionais do gênero funk, enquanto Paty Rara conduz o público em uma envolvente sinfonia de memórias e novidades. Uma proposta não apenas para ser assistida, mas ser vivido, cantado e dançado junto com a artista e sua energia contagiante. Um convite para se perder na música e se conectar com a essência de cada batida, nota e de momento.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 25/02 às 15h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

Batidão Cultural MC Luan MV – Música Funk

Conhecido pelo: “É O Funk de Verdade”, MC Luan MV celebra um marco significativo em sua carreira: com cinco anos de paixão, batidas envolventes e o apoio de uma comunidade vibrante que o apoia. Ao longo desta jornada, MC Luan MV não apenas consolidou sua posição como artista no cenário do funk.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 25/02 às 16h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

Batidão Cultural – MC Manddy – Música Funk
Mandy Mc traz um repertório repleto com músicas exclusivas e uma equipe de bailarinos e DJs em um espetáculo envolvente. Conhecida por trazer efeitos especiais em sua performance, faz de sua apresentação um verdadeiro baile funk.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 25/02 às 20h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

Batidão Cultural – DJ Cobain – Música Funk
“Dj Cobain vem da Zona Leste de São Paulo, sempre buscando inovar em seus sets, trazendo a cultura do Funk e da música eletrônica brasileira para os seus sets. Com forte influência no funk, Cobain leva os mais diferentes ritmos do estilo, como o funk dos anos 2000 e seu maior forte como os Funks de baile de São Paulo (Mandelão), além de outras vertentes eletrônicas como seu projeto “House de Quebrada”, onde traz músicas do gênero “house music”, produzida por artistas nacionais que fazem parte da festa/Coletivo: “Solta O Bass”, que tem como intuito fortalecer a cena dos DJs.
Cobain se apresentou em um dos maiores bailes funk de rua de São Paulo, o baile do “HELIPA”, já foi convidado para fazer evento da etapa Brasil Red Bull Papper Wings, além de já ter levado seus sets para diferentes cidades do estado de São Paulo.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 25/02 às 15h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

Batidão Cultural – Serigrafia é Arte em Casa com Erick Anjos – Artes Visuais – Pintura
As palestras irão abordar o método de serigrafia com impressão de imagens estampadas em camisetas personalizadas. A intervenção é livre e os participantes irão participar de todas as etapas em todo o processo de customização e estampa das camisetas.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 25/02 às 17h. 12 anos. Grátis. 120 minutos.

Encontro de Graffiti – Clones e ADZ Mestre – Artes Visuais – Hip Hop
Intervenção de Graffiti como um dos 4 elementos do Hip Hop, trazendo referências da cultura para a produção de um grande mural, produzido por três artistas das ruas.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 25/02 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Lambidas Periféricas – Artes Visuais LGBTQIA+

Lambidas Periféricas emerge e se destaca como um conjunto de ações culturais, coletivas e compartilhadas por jovens pretos, moradores dos extremos periféricos, que desperta fatores e possibilidades de novas vivências, e reflexões, além de tencionarem toda a cena do contexto social periférico, abrindo espaço para que corpos negros LGBTQIA+ performem em resistência às adversidades cotidianas, por meio de apresentações artísticas, encontro de debate temático informativo e intervenções visuais de lambe lambe e estêncil, como ferramenta de enfrentamento e resistência ao racismo, a homofobia, transfobia, lesbofobia, machismo e sexismo.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 25/02 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Turminha do Andrezinho – Artes Cênicas – Férias

A Turminha do Andrezinho é uma performance infantil, que traz um roteiro, abordando temas do universo lúdico, infanto-juvenil, através de danças coreografadas, transmitindo valores como: amizade, respeito, bons hábitos alimentares e estímulo às atividades esportivas e a preservação.
Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 26/02 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Exposição – Poesia, a essência da alma – Humberto Miranda Artes Visuais – Exposição quadros
“A poetisa baiana Liz Matos traz a amostra cultural do seu livro: “A cicatriz e a flor, “que foi transformado em um EP com 6 canções. Uma amostra cultural que comunica a indústria fonográfica e inova ao fazer um singular casamento entre a poesia e a música. Trata-se de um caminho inverso ao que costuma ocorrer com uma poeta, lançando um EP com trilha sonora do seu livro, inspirando outros artistas a fazerem o mesmo. A mostra fica em exposição na Casa de Cultura Chico Science como: “Poesia, a essência da alma”, trecho do livro: “A cicatriz e a flor”.”
Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 27/02 às 10h. Livre. Grátis. 120 minutos.

Frevo Orquestra – Música instrumental

Frevo Bixiga Orquestra é formada por 13 musicistas atuantes em projetos variados na cidade de São Paulo, tais quais: Fios de Choro, La Caravana Orquestra, La Guacamaya, Nova Malandragem, Brasil Jazz Sinfônica, Banda Aldeia, Freedom Big Band, entre outros.
Seus integrantes possuem sólida formação artístico-musical, tendo cursado os principais centros de música do Estado como: Unicamp, Usp, Emesp e Escola do Auditório, além de atuar como músicos de apoio e colaboradores para diversos artistas, como: Liniker, Luedji Luna, Anná, Izaías e seus chorões, Spok Frevo Orquestra, Wilson Simoninha, Danilo Caymmi, e muito mais.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 27/02 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Uma Faxina Mágica – Doug Style – Teatro Infantil

Um faxineiro muito curioso e estabanado é contratado para limpar uma grande bagunça no escritório de um mágico. Nesse ambiente, além de muita desordem, o faxineiro encontra alguns objetos intrigantes, que aguçam a sua curiosidade. Com sua fiel vassoura, que desliza pelo palco dançando, o ‘faxineiro’ passa por muitos acontecimentos engraçados e misteriosos, neste ambiente cheio de magia.
Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 28/02 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos

O Palhaço e a Menina de Rodas Cia. Eu + 1 – Teatro Infantil – Acessibilidade

Cecília cresceu em uma família circense. Após uma queda em seus treinos de trapezista perdeu o movimento das pernas. Com sua cadeira de rodas, a menina vende flores para ajudar seus tios em casa e enfrenta muitos desafios, pelas dificuldades encontradas para chegar até a escola e por não se sentir incluída nas brincadeiras das crianças de sua idade.
Após um divertido e inesperado encontro com um palhaço na entrada de um circo, descobre através de brincadeiras do Palhaço Benguela as inúmeras possibilidades de interagir com as pessoas e com o meio em que vive, encontrando maneiras de se divertirem e assim resgatar sua autoestima.
Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 28/02 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Tributo a Tim Maia com Banda Monallizza – Música MPB

Neste espetáculo a Banda Monallizza traz os maiores sucessos de todas as fases do grande mestre da Soul Music brasileira, Tim Maia. Uma apresentação dançante, envolvente e contagiante, que recria a atmosfera dos shows de Tim Maia, através da precisão sonora da banda, figurino e produção. Vem, que nessa festa “vale tudo!”
Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 28/02 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Tricotando folia – Contos de Carnaval – Tricotando Palavras – Artes Cênicas Infantil – Primeira Infância

No ritmo pulsante das marchinhas de carnaval, do frevo e de uma releitura da canção: “Tico Tico no Fubá”, o grupo Tricotando Palavras entrelaça histórias alegres e poéticas que falam sobre o carnaval, essa importante festa, que faz parte da identidade cultural brasileira.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 28/02 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Performance De Hits De Época – Anos 70 e Raquel Camargo & Maharannys – Dança Mulheres
Um convite para celebrar a nostalgia, em uma viagem musical aos anos 70 e 80. Uma experiência envolvente com “hits” que trazem de volta toda a magia e energia contagiante destes anos.
Uma seleção escolhida com os maiores sucessos da época, para transportar o público a uma jornada inesquecível no tempo. Com artistas trazendo as melodias eternas de artistas icônicos, para cantar e dançar juntos, ao som de sucessos contemporâneos, enquanto revivem uma era marcada pela música vibrante e cativante.
Uma pista de dança para todos mostrarem seus melhores passos, enquanto dançarinos trazem suas coreografias em uma noite de nostalgia, diversão e paixão pela música que transcende gerações.
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 28/02 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Exposição Vozes Negras na Periferia com Hiago Bezerra – Artes Visuais – Exposição quadros

“O projeto “Vozes Negras na Periferia” é uma exposição artística que busca dar destaque à cultura e a história das comunidades periféricas, por meio de telas pintadas com óleo, aquarela e acrílica, pelo artista Hiago Bezerra.
A exposição pretende contar histórias por meio de 20 telas, que representam experiências e celebram a diversidade e a resiliência da cultura negra; trazendo à tona narrativas inspiradoras e importantes, para o entendimento e a valorização dessas comunidades de São Paulo.
A exposição ficará exposta por 30 dias.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 28/02 às 14h. Livre. Grátis. 190 minutos.

Maracatu Esplendor – Culturas populares

Uma explosão de cultura e ritmo que transcende fronteiras geográficas! O Esplendor Maracatu trará a magia do Maracatu, como um dos ritmos mais emblemáticos de Pernambuco, diretamente para o coração de São Paulo.
O grupo transportará o público para as coloridas e vibrantes ruas do Recife, incorporando a tradição ancestral do ritmo, com uma pitada contemporânea.
Sob a batuta de mestres habilidosos, os tambores ecoam, com uma energia contagiante, enquanto performers elegantemente trajados irradiam pelo palco, expressando a riqueza cultural e a diversidade do folclore pernambucano.
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 29/02 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Carnaval Divertido da Circle – Circle: Agência de Circo – Circo Infantil
O Carnaval Divertido da Circle vem de forma inédita, trazer a alegria do circo para o carnaval da Casa de Cultura da M’Boi. Com artistas circenses no ritmo do carnaval, a Circle leva vivências com cama elástica, perninhas de pau, malabares e a exclusiva estrutura de aéreos com tecido e pintura facial, para as crianças se divertirem muito no carnaval!
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 29/02 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

O que é, o que é, que tem no boné? Boné de histórias – Literatura
Um boné encantado e curioso, que não tira da cabeça um bocado de histórias e nos convida a conhecer por onde tem passeado. Uma trajetória recheada de contos e lendas, mas quem escolhe as paradas dessa viagem é o público. Então apertem os cintos que a história vai começar!
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 29/02 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Mamulengo da Folia – Teatro de bonecos
Nascido na terra que é o berço do mamulengo, no sertão de Pernambuco o “Mamulengo da Folia”, que viria a se tornar num dos mais atuantes grupos de bonecos do Brasil, como tal, já veio ao mundo pronto a percorrer caminhos, com sua vocação para o teatro mambembe.
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 29/02 às 14h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

Carnaval Divertido da Circle – Circle: Agência de Circo – Circo Infantil – Primeira Infância – Carnaval Divertido da Circle

O Carnaval Divertido da Circle vem de forma inédita trazer a alegria do circo para o carnaval da Casa de Cultura do Itaim Paulista. Com artistas circenses no ritmo do carnaval, a Circle leva vivências com cama elástica, perninhas de pau, malabares e a exclusiva estrutura de aéreos com tecido, além de pintura facial para as crianças se divertirem muito no carnaval!
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 29/02 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Trio Amizade – Forró de verdade – Música Forró

Apresentado pelo Trio Amizade o Forró de Verdade tem percorrido vários espaços de São Paulo, fortalecendo o formato do forró pé de serra, tendo marcado presença em vários lugares como: o Maria da Cachaça em Jundiaí, o CTN – Centro de Tradições Nordestinas, entre outros.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 29/02 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Histórias de Lavadeiras – Cia Canto de Omio – Artes Cênicas Performances Mulheres

“Oh lavadeira que lava no areial, faz Sol meu Deus pra lavadeira lavar…” Na maré do grande rio mar, convidamos a todes para compartilhar histórias de mulheres sábias, que cantavam junto às águas do rio histórias de muitos povos.
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 28/02 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.