Mais de mil oficinas estão na fila de espera para adotar tecnologia de Startup

Feb 21, 2024 at 1:56 PM

Redação Balcão Automotivo

A transformação e inserção de cada vez mais segmentos no universo digital, está remodelando a economia global, criando novas oportunidades de crescimento em todos os setores, ainda mais com a ascensão de startups e plataformas inovadoras. A Mecanizou é uma delas, surgiu como uma resposta às demandas crescentes por eficiência e integração digital no mercado de reparos automotivos e, atualmente, se prepara para colocar em prática planos de expansão devido a essa tendência de crescimento pela busca das oficinas em se digitalizar.

Sua plataforma de tecnologia própria utiliza dados para conectar oficinas mecânicas com a indústria de peças e seus fornecedores, gerando competitividade e integração para o setor como um todo. “O propósito da empresa vai além de simplesmente fornecer peças de forma eficiente, queremos revolucionar a maneira como as oficinas operam, oferecendo soluções digitais que aumentam a produtividade e reduzem os custos”, pontua Ian Faria, CEO da empresa.

Embora tenha iniciado suas operações na Zona Norte de São Paulo, a Mecanizou rapidamente conquistou reconhecimento em toda a capital paulista, estabelecendo um padrão de qualidade e eficiência que atraiu a atenção de milhares de oficinas em toda a cidade.Com um catálogo extenso contendo mais de 750 mil peças e uma base de mais de 370 fornecedores, a empresa enfrenta uma demanda crescente por seus serviços, com mais de mil oficinas na fila de espera para se tornarem clientes.

Diante deste cenário, é importante ressaltar que ainda que os planos de expansão acontecem pela crescente procura e demanda, a empresa preza primordialmente pela qualidade dos seus serviços. “Considero que somos uma nova categoria no mercado, estamos longe de apenas vender peças. Temos um serviço que agrega valor desde o primeiro contato do mecânico com a plataforma, passando pelo tempo de cotação, a entrega e o pós-venda. Por isso, tomamos cuidado para expandir sem perder nossos principais valores e qualidades”, explica o CEO.

Para atender a essa demanda crescente, a Mecanizou está planejando uma expansão agressiva na Zona Metropolitana de São Paulo. Ian Faria, enfatiza que a visão da empresa vai além da entrega eficiente de peças: “Estamos comprometidos em construir uma plataforma que esteja preparada para evoluir com o mercado automotivo em constante mudança, por isso expandimos com cuidado, prezando os padrões de qualidade e SLAs (Service Level Agreements)”, concluiu o executivo. 

Os avanços tecnológicos em diferentes setores: 

O advento da digitalização tem promovido de forma notável a transformação em diversos setores da economia. Desde a automação de processos até a integração de sistemas, a digitalização está redefinindo a maneira como as empresas operam e interagem com seus clientes. Em setores tradicionalmente baseados em processos manuais e papelada, como o financeiro e o jurídico, a digitalização está permitindo uma maior eficiência operacional, reduzindo custos e acelerando o tempo de resposta. 

O avanço da maturidade digital nas empresas brasileiras tem se destacado ao impulsionar as vendas e conquistar uma posição mais significativa no mercado, como revela uma pesquisa pioneira conduzida pelo Opinion Box em colaboração com a Ploomes. Os resultados indicam que desde o início da pandemia, 68% das empresas B2B no Brasil intensificaram sua presença digital, com um expressivo aumento de 73% na adoção de ferramentas digitais. Além disso, impressionantes 61% dessas empresas se autodenominam com um alto ou muito alto nível de maturidade digital, o que evidencia uma transformação substancial no cenário empresarial do país.

O relatório do IBGE de 2022, disponível na Agência de Notícias do IBGE, valida a tendência ascendente da digitalização no Brasil. O estudo aponta que essa evolução é um fator determinante para impulsionar as vendas, especialmente em um cenário onde a presença online é cada vez mais preponderante. Dados recentes revelam que 93,4% dos usuários de internet no Brasil a utilizam diariamente, evidenciando a frequência e a intensidade com que as pessoas estão conectadas.

Essa clara onda transformadora está promovendo uma maior conectividade entre os setores, criando ecossistemas mais integrados e colaborativos. Por exemplo, na indústria automotiva, ela permite uma comunicação mais eficiente entre fabricantes, fornecedores e concessionárias, facilitando a produção e a entrega de veículos.