Com a terceira proposta mais votada para Cultura no PPA, representantes do Hip Hop Nacional querem engajamento na participação social

Representantes do Movimento Hip Hop Nacional estiveram na Secretaria Nacional de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República para uma devolutiva do PPA Participativo e conversaram sobre o processo de participação social nas políticas públicas do governo federal. 

O desenvolvimento de uma “Política Nacional para a Cultura Hip Hop” foi a terceira proposta mais votada no Ministério da Cultura (MinC), com 1.247 votos, no PPA Participativo (Plano Plurianual 2024-2027) realizado pelo governo federal no ano passado para estabelecer prioridades, programas e metas para os orçamentos anuais da União nos próximos quatro anos. A proposta foi incorporada como Medida Institucional, que está sob responsabilidade da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC. 

O rapper Rafael dos Santos, Rafa Rafuagi, destacou que as articulações do Hip Hop são transversais e precisam estar conectadas com o território. “O hip hop vai articular a cultura, mas também a educação, a segurança, dialogar com a comunidade”, reforçou. 

O diretor de Planejamento e Orçamento da Secretaria Nacional de Participação Social, Ubiratan de Souza, ressaltou a importância da participação social para garantir a execução orçamentária e a efetiva implementação da política. “É no orçamento anual que o povo pode decidir qual a prioridade de investimento e de serviço público. As políticas de valorização e investimento no Hip Hop poderão contar com programa e ação no orçamento e assim garantir a sua execução”, afirmou.