Ex-secretário de Cultura critica ‘apagão do Carnaval’ em SP

Feb 2, 2024 at 4:52 PM

O terceiro fator muito importante é a ingerência das forças de segurança na produção da festa, de repente você tem a Polícia Militar, que tem função importante em eventos públicos como este, que estão falando o que pode e o que não pode fazer, como pode e como não pode desfilar, inclusive colocando gradeamento dentro dos desfiles e blocos. Isso é muito complicado.

Tudo isso somado, gera uma espécie de sufocamento, de asfixia do Carnaval de rua. Esse efeito lamentável, triste, de cancelamentos de blocos de Carnaval.

<!–>

O que aconteceu

–>

A Prefeitura de São Paulo registrou 118 cancelamentos de desfiles de blocos de Carnaval até esta quarta-feira (31), segundo matéria da Folha de São Paulo. Dificuldade de captar patrocínios e falta de diálogo com a gestão municipal estão entre as principais causas citadas pelos organizadores. Os avisos foram publicados no Diário Oficial desde o fim do ano passado.

<!–>

Na lista de desistências estão blocos que costumam levar uma multidão às ruas, como o bloco Meu Santo É Pop, Domingo Ela Não Vai e Bloco da Preta.

–>

Os organizadores do Carnaval paulistano apontam como entrave neste ano a demora da gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) para definir o patrocinador oficial. O resultado da licitação foi anunciado em 16 de janeiro, menos de um mês para o início dos desfiles.