O papel da tecnologia para a evolução do trabalho híbrido

Feb 19, 2024 at 6:41 PM

Depois da pandemia, os escritórios nunca mais foram os mesmos. A necessidade de isolamento social comprovou que é possível evoluir para uma nova forma de trabalhar – e até mesmo de performar melhor – sem a presença física, o que mexeu profundamente com os anseios dos colaboradores em relação ao modelo de trabalho. Nesse cenário, o padrão presencial e inflexível está se tornando obsoleto, e o que vem se consagrando como ideal é o modelo híbrido. Entretanto, para que esse formato funcione, é fundamental acelerar a transformação digital das empresas de todos os segmentos e portes, contando com apoio fundamental das tecnologias adequadas.

Para refinar a experiência do home office e aumentar a produtividade e a competitividade, o caminho passa pela combinação de serviços e tecnologias que proporcionem o ambiente ideal para cada colaborador. Cabe ao CIO, como líder da área de tecnologia, conhecer e implementar as inovações para que esse novo modelo de trabalho funcione e seja refletido em resultados positivos para o negócio.

Mudança da cultura empresarial

Para entender esse cenário mais atual e flexível, diversas pesquisas vêm destacando os modelos que deixam funcionários e RH confortáveis. Um recente estudo da WeWork em parceria com a Consultancy Services By Page Resourcing apurou os desejos dos colaboradores e constatou uma clara preferência dos brasileiros pelo modelo híbrido (53%), sendo que somente 6% preferem trabalhar presencialmente. A mesma pesquisa desenha o cenário atual: 64% estão atuando no formato híbrido; 18%, no remoto; e 18%, de maneira 100% presencial.

Mais do que nunca, o modelo de trabalho é um fator motivacional do funcionário. Um recorte importante do mesmo estudo mostrou que o salário continua encabeçando a lista de prioridades na hora de escolher um emprego, entretanto, pela primeira vez, o trabalho flexível aparece como critério decisivo. O formato tem um papel significativo nas decisões de carreira para 87% das pessoas, e a flexibilidade de horários foi considerada importante ou muito importante por 88%. Ou seja, para se manter competitivo e reter talentos, é preciso atender a esse anseio dos colaboradores.

Porém, não basta simplesmente adotar um modelo em que os funcionários trabalhem de casa. É fundamental garantir que ele leve a qualidade e a segurança do escritório para o home office, e a tecnologia de que a empresa dispõe deve garantir essas necessidades.

Tudo indica que o Brasil está atento a essa transformação, tanto que a expectativa em relação aos investimentos dos negócios em tecnologia se mantém alta. O International Business Report (IBR), da Grant Thornton, apontou que 79% dos empresários brasileiros têm planos para investir em tecnologia da informação até o meio deste ano. E essa porcentagem coloca o país no segundo lugar do ranking global de investimentos em TI. Dentre as prioridades apontadas pelos entrevistados, destacam-se a transformação digital (60%) e a inovação em produtos e serviços (56%).

Todo investimento em tecnologia deve trazer resultados efetivos. Segundo o estudo de previsões para o futuro do trabalho feito pela International Data Corporation (IDC), as empresas que fornecerem colaboração remota, automação de processos e ferramentas semelhantes aumentarão sua receita em 20%.

Acompanhando essa tendência, a Lenovo auxilia as empresas a se modernizarem, gerenciando toda a tecnologia para garantir a evolução do negócio. Uma das soluções de ponta é a Digital Workplace Solutions (DWS), que permite oferecer as melhores experiências, atendendo às necessidades específicas do modelo de trabalho híbrido.

A DWS, com o Lenovo Service Desk, vai exatamente no sentido da melhoria da receita. Isso porque um atendimento direto e imediato em qualquer lugar e a qualquer hora ajuda a melhorar a experiência e a produtividade do colaborador.

A Lenovo ainda aponta uma melhoria de 50% no tempo de produtividade do funcionário, baseada em comparações internas, levando em conta a redução de etapas de implantação de hardware com Lenovo DWS em comparação com processos tradicionais de implantação de outros hardwares.

A solução ainda cuida das atualizações e correções diárias das ferramentas da empresa com uma gestão unificada de endpoint e permite configurações baseadas em personas, adequando-se às necessidades de cada usuário digital e serviços de consultoria.

Outro destaque da Lenovo que auxilia na digitalização do trabalho é a nuvem híbrida com o ThinkAgile, uma solução de engenharia integrada com todos os recursos, suportes e serviços de implantação inclusos. A solução agrega a facilidade e a velocidade de uma nuvem pública com a segurança e o controle da TI local.

Os serviços e soluções Lenovo são focados na criação de um ambiente de trabalho híbrido ideal para atender às necessidades dos funcionários, oferecendo a melhor experiência em alta velocidade e levando negócios dos mais diversos segmentos e portes à evolução.